Cabelos

02/07/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:29

Plástica capilar é tendência nos salões de beleza

Plástica capilar promete revitalizar os fios, mas deve ser realizada com profissionais de confiança.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Reconstrução dos fios, requeratinização capilar ou plástica capilar. Não importa o nome: essa é uma técnica que promete recuperar a vitalidade dos seus cabelos. Celebridades como Wanessa Camargo e Eliana adotaram e viraram fãs. Vamos descobrir por quê.

O que é a plástica capilar

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Um fio de cabelo é composto por escamas. Você já experimentou passar o dedo por ele? De cima para baixo, você pode deslizar o dedo sem nenhuma dificuldade e, assim, vai percebê-lo liso.

Mas se você o fizer de baixo para cima, vai notar uma certa fricção, uma aspereza que revela que as escamas são direcionadas para baixo e, portanto, estão sendo empurradas pelos seus dedos. 

Para manter essas escamas sempre em ordem, tão lisas quanto possível, utilizamos xampus e condicionadores, que têm a função de hidratar os fios. Porém somente cerca de 10% desses produtos é absorvido pelas escamas.

Por isso, muitas vezes os cabelos ficam opacos, quebradiços e ressecados. Isso quer dizer que a tradicional hidratação na base desses produtos não é suficiente. Os fios perdem proteínas e umidade natural, seja pelo uso constante da chapinha, do secador, pela ação do sol ou por processos químicos.

Para solucionar o problema, surge a pástica capilar, que tenta repor essa perda de proteínas. Ela nutre internamente os fios com queratina, prometendo recuperar os cabelos mais danificados, deixando-os macios, brilhantes e maleáveis.

Como funciona a plástica capilar

Se você quiser experimentar os resultados da plástica capilar, procure um salão de beleza de confiança. O principal ingrediente é a queratina, proteína encontrada no cabelo que constitui cerca de 80% do fio.

O procedimento leva cerca de duas horas. No tratamento, são utilizados xampus, máscaras e cremes, todos formulados com aminoácidos da queratina.

Confira passo a passo:

Primeiro, o cabelo é lavado com xampu de limpeza profunda para remover todas as impurezas e abrir as escamas dos fios, preparando-os para receber os ingredientes de hidratação do próximo xampu.

A seguir, cada mecha recebe uma aplicação de hidrolizado de queratina.

Depois o cabelo é embrulhado em papel-alumínio e colocado sob uma fonte de calor por 20 minutos para facilitar a absorção.

Removido o papel-alumínio, os fios recebem uma máscara de proteínas de colágeno e elastina, que é aplicada em todo o cabelo, em suaves massagens.

A chapa, aquecida a 70 graus, é passada três vezes em cada mecha para a distribuição e absorção completa do produto.

Os fios recebem nova máscara, dessa vez, de argila e minerais, para a nutrição.

Após a lavagem, o cabelo, com balanço e brilho, está pronto para ser penteado.

Cuidados com a plástica capilar

Entre os críticos de processos como a plástica capilar, as principais reclamações são em relação a profissionais que seguidamente adotam técnicas novas, que na verdade são apenas versões adaptadas de escova progressiva.

Segundo eles, o fundamental é primar por bons produtos. Alguns produtos possuem agentes como o ácido glioxílico e outras variantes, que podem ser nocivas aos cabelos a longo prazo.

Por isso, é fundamental optar por cabeleireiros com formações respeitadas, que conheçam bem os produtos e a sua composição química.

Gostou do texto ? Então deixe seu comentário !

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ