Cabelos

31/07/2014 02:00 - Atualizado em 09/12/2016 02:29

Passo a passo: Como acabar com a queda de cabelo pela raiz

Queda de cabelo pela raiz pode ser desencadeada por maus hábitos de alimentação ou higiene.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo dia, você perde 100 fios de cabelo. Um pouco mais, um pouco menos. Ao passar as mãos na cabeça, ao se pentear, ao tomar banho. Mas é preciso ter atenção, porque, quando essa quantidade aumenta muito, pode haver algo errado em seu organismo ou em seus hábitos. Por isso, conheça agora as principais causas da queda de cabelo pela raiz.

Por que acontece a queda de cabelo pela raiz

A queda de cabelo pela raiz pode ser causada por vários fatores e é bom ficar atento aos sinais para que não se torne um problema mais sério.

Queda de cabelo pela raiz
Queda de cabelo pode ser acarretada por má alimentação. Foto: Shutterstock

Veja dicas para evitar o problema:

- Evite lavar os cabelos com água muito quente na hora do banho. A alta temperatura da água acaba prejudicando o couro cabeludo, além de aumentar a oleosidade.

- A má alimentação também auxilia na queda de cabelo pela raiz. É importante manter uma dieta balanceada para repor os nutrientes e fortalecer o sistema imunológico. Quando a imunidade está baixa, a área capilar também é afetada. Por isso, sua disciplina alimentar deve conter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

- É preciso ter cuidado com o uso do secador e da chapinha. O calor acaba queimando o couro cabeludo e roubando a água do fio, que faz com que ele fique mais ressecado e quebrando mais fácil.

- Outra dica que vai ajudar é procurar usar os produtos indicados contra queda para o seu tipo de cabelo. Shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento específicas para queda de cabelo são ótimos tratamentos. Você precisa manter os fios sempre hidratados e os ativos contentes nesses produtos vão ajudar.

Quando não depende de você

Alguns fatores para a queda de cabelo extrapolam os seus hábitos:

Alterações hormonais podem influenciar na queda dos fios. Durante o ciclo menstrual ou até mesmo na menopausa, as mulheres apresentam uma forte tendência em ter queda de cabelo.

- Uma das principais causas da queda de cabelo pela raiz é a herança genética. Ela afeta tanto homens quanto mulheres, mas de formas diferentes. Nos homens, causa a perda de cabelo nas laterais e na parte de cima da cabeça. Já nas mulheres, atinge a parte frontal, onde fica a franja, deixando os fios mais finos.

- Caso o seu caso seja mais complicado devido à queima do couro cabeludo, por exemplo, é possível fazer um tratamento com aplicações de laser ou carboxiterapia. Agora, se o local danificado ficou totalmente sem cabelo, ainda existe o transplante capilar, que repõe os fios perdidos.

Queda de cabelo pela raiz pode indicar problema

Caso a sua queda de cabelo seja mais volumosa, é importante consultar um médico, especialmente se houver outros sinais de problema. Pode ser sintoma de alguma doença, como sífilis e lúpus.

Ou seja, se você estiver perdendo muitos cabelos e não estiver incorrendo em nenhum hábito extremamente danoso aos fios, considere a possibilidade de procurar um dermatologista.

Você sofre com queda de cabelo? Você acha que a causa deste problema vem de onde? Conte um pouco das suas dúvidas e experiências.

TAGS
cabelo caindo
cabelo fraco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ