Cabelos

22/07/2014 07:00 - Atualizado em 05/12/2016 04:46

Passo a passo: aprenda a fazer a cauterização caseira

Veja como fazer uma cauterização caseira, técnica de reconstrução capilar com foco na hidratação dos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se o seu cabelo passou por algum tipo de tratamento químico e os fios estão com aspecto quebradiço, elástico e sem brilho, você pode estar precisando de uma cauterização caseira.

Embora o procedimento possa ser realizado com maior sucesso pelas mãos de um profissional, em um salão de beleza, fazer em casa pode gerar economia e produzir um bom resultado. Sem contar que é sempre bom aprendermos como cuidar dos nossos cabelos, não é mesmo?

cauterizacao-caseiraFoto: Shutterstock

Cauterização caseira: quando fazer

A cauterização é sobretudo uma técnica de reconstrução capilar com foco na hidratação dos fios. É recomendado realizar o procedimento uma vez por mês ou, no máximo, a cada 15 dias - isto se os seus cabelos estiverem muito danificados. É que o excesso de queratina, que é a base da técnica, pode enrijecer os fios e estimular ainda mais a sua queda.

Se você está em dúvidas se realiza ou não a cauterização caseira, faça uma análise do seu cabelo. Ele pode estar com aspecto desidratado, pois, caso tenha passado por um procedimento químico, é comum haver perda de nutrientes e vitaminas importantes que devem ser repostos.

Passo a passo da cauterização caseira

Passo 1: use um shampoo antirresíduos para uma lavagem completa do seu cabelo. O produto faz uma limpeza profunda e prepara seus fios para a cauterização caseira. É importante repetir o processo, mas sem utilizar condicionador. Seque somente com uma toalha e use um pente de cerdas largas, de forma bastante suave.

Passo 2: agora é hora de separar o cabelo em 6 partes - talvez 8, se ele for muito volumoso. Não é preciso seguir uma regra, mas é importante começar por baixo e pegar mechas finas. Em seguida, aplique um creme com colágeno e deixe agir por até 20 minutos. Não se esqueça de enxaguar bem e secar com uma toalha.

Passo 3: chegou a etapa de aplicar o composto de queratina, de preferência líquida ou diluída. Faça a aplicação em todo o cabelo ou, se quiser um resultado ainda melhor, aplique individualmente em cada mecha.

Ao usar a queratina, faça uma massagem nos fios, alisando as mechas com as duas mãos. Deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Para este passo da cauterização caseira, você pode usar uma touca comum.

Passo 4:  depois de remover todo o produto, use uma prancha de cerâmica para secar o cabelo. O calor atuará de forma a selar a queratina aplicada nos fios. Mas tenha muito cuidado: a chapinha deve estar em temperatura próxima dos 120 graus e nunca acima dos 180. Passe várias vezes em cada mecha para garantir que seque totalmente.

Ao final do processo, você só pode lavar o cabelo após 24 horas - o recomendável é esperar até 48 horas. Pode parecer muito tempo, mas você verá que vale a pena aguardar.

Resultados

Ainda que a queratina deixe seus fios mais pesados e grossos em um primeiro momento, já que reconstrói a fibra capilar, o resultado da cauterização caseira é de fios mais fortes, macios e brilhantes. Experimente e comprove!

E aí, gostou do texto ? Então deixe seu comentário e participe do nosso fórum!

TAGS
cabelo
hidratação
cabelos bonitos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ