Cabelos

28/07/2014 01:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:46

Novo visual: Aprenda 5 técnicas para definir os cachos

Com dicas simples, é possível definir os cachos e aproveitar o sucesso deste visual.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você tem o cabelo cacheado e sofre para conseguir controlar a forma e a saúde dos seus cachos, saiba que adotar algumas medidas simples pode lhe ajudar no dia a dia. Existem várias técnicas que auxiliam a definir os cachos sem que se precise recorrer aos alisamentos ou tratamentos frequentes.

definir-os-cachos

Definir os cachos começa pela escolha do pente

Se você quer preservar e definir os cachos o primeiro passo é deixar de lado a escova. Os pentes muito finos também não são uma boa opção para quem tem o cabelo cacheado.

Uma ótima dica é usar somente pentes de madeira ou escova com as pontas de madeira. O material vai tirar a estática dos fios, evitando que fiquem armados e com frizz depois de secos.

Alguns cabelereiros indicam usar os dedos para desembaraçar o cabelo, sem correr o risco de danificar os fios. Evite também pentear ou passar os dedos depois que o cabelo já estiver seco, isso vai acabar desmanchando os cachos e criando volume.

Use shampoo sem sal

Evite usar shampoos que contenham lauril sulfato de sódio (LSS), popularmente conhecido como sal. Ele não é indicado para nenhum tipo de cabelo, e é usado na fórmula de muitos produtos para fazer mais espuma durante a lavagem. Esse é um sinal para perceber que o shampoo contém sal, caso você não tenha dado uma olhada no rótulo.

O uso frequente de shampoo sem esse elemento vai resultar em uma limpeza mais profunda do seu cabelo, retirando as impurezas sem agredir os fios. Isso vai acabar com o aspecto pesado e deixar os cachos mais maleáveis e leves, evitando até necessidade do uso do pente para desembaraçar depois da lavagem.

Produtos para modelar os cachos

Há diversos produtos no mercado dos cosméticos que auxiliam na modelação dos fios cacheados. Você pode usar o leave in, o mousse ou também um ativador para ajudar a definir os cachos.

O importante é aplicar com o cabelo ainda úmido, espalhando por todo o comprimento do cabelo. Com uma toalha, amasse os fios de baixo para cima, das pontas até a raiz. Deixe secar de forma natural sem o uso de secador, e evite esfregar a toalha nos cabelos, apenas use a toalha para retirar o excesso de água.

Agora, se você prefere utilizar o secador, use também o difusor. Essa opção para colocar na ponta do secador é uma espécie de concha. Dessa maneira, enquanto seca, já modela o cabelo. O ideal é não secar completamente, deixando que a secagem final seja natural.

Hidratação ajuda a definir os cachos

Manter o cabelo bem hidratado é essencial para definir os cachos. Aplique uma máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana, para garantir brilho e maciez aos fios. Os produtos à base de óleo de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité são os mais indicados. E evite tratamentos com química e tinturas para não ressecar o cabelo.

Para todas as técnicas terem o resultado desejado é importante que você identifique quais são os melhores produtos para o seu tipo de cabelo. Procure os que tratem as necessidades específicas para definir os cachos e deixá-los saudáveis.

Como você faz para modelas os seus cachos? Quais são suas técnicas? Deixe aqui um pouco da sua experiência e ajude outras mulheres.

TAGS
moldas os cachos
controlar o frizz

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ