Cabelos

20/01/2016 02:00 - Atualizado em 29/09/2016 08:14

No/low poo: Seus cachos jamais serão os mesmos

Método defende a diminuição e, até mesmo, o fim do uso do shampoo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Diminuir a quantidade de shampoo ou, até mesmo, abolir por completo o uso do cosmético pode beneficiar a saúde dos seus fios. Ao menos é isso que a técnica no/low poo promete. O método foi tema do livro "Curly Hair", de Lorraine Massey, especialista em cabelos crespos e cacheados.

Pela textura frágil e delicada dos fios encaracolados, eles precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis e bonitos. Por isso, a empreendedora resolveu ajudar quem sofre para manter suas madeixas em dia, defendendo uma ideia que gera polêmica entre os profissionais de beleza. Ficou curiosa? Saiba tudo a seguir.

mulher com cabelo cacheado usou no/low poo

No/low poo: O que é isso?

A técnica é dividida em dois conceitos. A chamada no poo aposta no fim do uso do shampoo. Já a low poo utiliza o produto de forma moderada e sempre preferindo uma fórmula bastante leve, livre de sulfato - substância comum nos cosméticos tradicionais.

Ambas as ideias foram criadas e defendidas por Lorraine. Em seu livro, a autora afirma que esse controle pode trazer mais saúde para os fios cacheados. Segundo ela, no low poo a utilização de shampoos é feita de forma cuidadosa, apostando em agentes de limpeza leves, que não agridam a fibra capilar como os produtos comuns.

Os cosméticos sugeridos são aqueles que produzem menos espuma e, apesar de limparem os fios, não retiram a oleosidade natural das madeixas. Os fios crespos são geralmente mais ressecados, justamente por esse óleo não percorrer todo o comprimento do fio.

Ao utilizar shampoo em excesso, em vez de nutrir os fios, a pessoa acaba retirando ainda mais a oleosidade. Isso faz com que os cabelos acabem opacos e quebradiços.

O no poo, por sua vez, propõe o fim do uso de qualquer tipo de shampoo. Além do próprio produto, máscaras de hidratação e leave-ins que contém silicones ou petrolatos (parafina líquida -óleo mineral-, vaselina) também são abolidos da rotina de beleza. É nessa técnica que entra o co-wash, uma lavagem feita com condicionadores livres de silicone.

Ao contrário do método tradicional de lavagem, o co-wash propõe limpar os fios por meio de uma massagem com os dedos, enquanto é aplicado o condicionador. Para melhores resultados, é importante escolher cosméticos livres de parafina, petrolatos ou silicone, evitando, assim, que as madeixas fiquem mais oleosas.

Benefícios do método

Os fios cacheados, de fato, são mais sensíveis e propensos a ficar oleosos na raiz e ressecados nas pontas. A técnica do no/low poo é indicada para pessoas com cabelos muito agredidos e que precisem de uma reparação profunda.

Os produtos no poo limpam os fios sem formar espuma e os produtos low poo lavam formando pouquíssima espuma. Não agridem os fios e permitem que os cabelos fiquem mais hidratados e saudáveis.

Para quem tem alergia a parabenos, sulfatos e outros, a técnica é ideal para manter a saúde dos fios, sem tem que consumir produtos químicos pesados para a saúde geral do corpo.

Além dos produtos liberados para no/low poo, a técnica também preconiza a utilização de produtos naturais para fazer Hidratação, Umectação e Reconstrução. É comum a utilização de máscaras de abacate, mel, óleo de côco, ovos, e muito mais!

Programando um cronograma capilar, você poderá dar um tratamento de rainha às suas madeixas, sem comprometer a saúde dos fios.

Você já conhecia o no/low poo? Qual a sua opinião sobre essa técnica? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
co-wash
shampoo sem sulfato
condicionador
cabelos cacheados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ