Cabelos

28/12/2015 04:00 - Atualizado em 08/12/2016 12:03

No poo: Lavar os cabelos sem shampoo define os cachos

A técnica foi criada pela cabeleireira americana Lorraine Massey.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já pensou em lavar os cabelos sem shampoo? Pois é, isso existe! A técnica se chama no poo - em português, “sem espuma” - e foi criada pela cabeleireira norte-americana Lorraine Massey, autora do livro dedicado às cacheadas “Curly Girl”.

O método promete dar vitalidade e definição para os cachos que sofrem com os aditivos químicos dos cosméticos. Algumas pessoas não sabem, mas a maioria dos shampoos leva em sua composição ingredientes que podem prejudicar a estrutura natural dos fios.

Saiba mais sobre o no poo e veja como recorrer a esse método de lavagem.

Transforme os cachos com o no poo

Os sulfatos são responsáveis por fazer espuma no shampoo. Porém, eles podem remover a proteção natural das madeixas, deixando os fios espigados e sem o formato de cacho perfeito.

Para acabar com isso, a cabeleireira Lorraine desenvolveu uma técnica que envolve a substituição de shampoos por condicionadores livres de petrolatos e silicones insolúveis. Chamado de "co-wash", ou "lavagem com condicionador", o método ajuda a repor os lipídios, indispensáveis para a beleza dos cabelos.

Para começar a transformação, separe um shampoo antirresíduos e vá para o chuveiro. Molhe os fios com água morna e use uma pequena quantidade do produto. Dilua em água e espalhe sobre a cabeça. Com os dedos, faça uma massagem no couro cabeludo, retirando toda a oleosidade acumulada nos cabelos.

Em seguida, remova o shampoo e aplique um condicionador livre de petrolatos e silicones. Deixe agir por alguns minutos e retire. A partir dessa lavagem, você apenas irá limpar os cabelos com o condicionador. O shampoo antirresíduos ajuda a purificar os fios, garantindo que as próximas co-washes sejam mais efetivas.

Apesar de ficar com cachos definidos e hidratados, você pode sentir algum desconforto durante a adaptação. O couro cabeludo pode coçar e os cabelos podem apresentar um aspecto ressecado ou oleoso demais, nas primeiras aplicações. Para diminuir esses problemas, lave com menor frequência ou utilize uma mistura de condicionador e limão.

Lembre-se: tenha muito cuidado. Quando não removido totalmente, o limão pode acarretar manchas e queimaduras na pele. Sempre que utilizá-lo, lave com abundância logo em seguida.

No poo

No poo X Low poo

Um pouco menos restrita, a técnica do low poo, ou “pouca espuma”, prioriza o uso de shampoos com agentes menos agressivos que o sulfato. Para não deixar as madeixas com aspecto oleoso, também se devem deixar de lado cremes com parafina, óleo mineral e vaselina em sua composição.

Para descobrir se o seu shampoo contém sulfatos, procure no rótulo por substâncias como lauriléter sulfato de sódio ou lauriléter sulfato de amônio. Para realizar o low ou o no poo, as melhores opções são as que contam com cocoamidopropil betaína e dioctil sulfosuccinato de sódio.

Por fim, fica a dica: jamais recorra a uma técnica dessas sem consultar a opinião de um profissional da beleza.

Que achou do no poo? Vai experimentar? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas para os seus cabelos aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cabelos
fios
shampoo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ