Cabelos

19/02/2016 02:00 - Atualizado em 07/12/2016 05:19

Mantenha seu cabelo ondulado sempre lindo

Para ter cachos definidos, controlados e sem frizz, é preciso dar atenção a alguns cuidados diários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem tem cabelo ondulado ou cacheado sabe que manter os fios sempre bonitos e no lugar não é tarefa fácil. Além de reservar um tempo a mais todos os dias para os cuidados básicos, é preciso ter uma atenção especial com a hidratação para que as ondas fiquem saudáveis e definidas.

Os cuidados vão desde a maneira como lavar e pentear os fios até o corte certo para controlar o volume e o frizz. Mas a boa notícia é que existem algumas dicas que facilitam esse trabalho e garantem a saúde e a beleza das madeixas sem dor de cabeça.

mulher com cabelo ondulado toda produzida

Principais cuidados com o cabelo ondulado

Na lavagem

Os cuidados com o cabelo ondulado já deve começar na hora de lavá-lo. Prefira shampoos sem sal, geralmente indicado na embalagem como sulfato de sódio. Essa substância, muito utilizada nos produtos tradicionais, pode prejudicar os cachos, deixando os fios secos e com frizz.

O uso de condicionador também é um passo importante, pois o cabelo cacheado dificulta a chegada dos óleos naturais às pontas dos fios, fazendo com que elas fiquem facilmente secas e fragilizadas. Tanto para o shampoo quanto para o condicionador, utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo, que já possuem os compostos dos quais ele necessita.

Para pentear

Esqueça as escovas de cabelo: elas podem quebrar os fios, prejudicar a formação de cachos e aumentar o frizz. Para desembaraçar, use os próprios dedos ou um pente de madeira, que não desmancha as ondulações e evita o volume.

Cremes para pentear são uma boa opção, pois já ajudam a hidratar e moldar os fios. Use-os com moderação! O excesso é um dos principais erros de quem tem cabelo ondulado, deixando um aspecto pesado e sem movimento.

Defina as ondas e os cachos

Para moldar e definir as ondas, evite esfregar os fios com a toalha e deixe o secador de lado, pois o calor e o vento, além de prejudicar a estrutura do cabelo, também aumentam o frizz. Com os produtos certos aplicados nas mechas ainda molhadas, é possível controlar o volume e conseguir cachos definidos.

A dica é aplicar um leave-in nos fios molhados, da raiz às pontas, amassando e torcendo com cuidado o comprimento com as mãos.

Hidratação sempre

A oleosidade natural não consegue chegar até as pontas do cabelo ondulado, propiciando o aspecto ressecado e quebradiço. Por isso, manter os fios hidratados é um dos cuidados mais importantes. Além de deixar as madeixas saudáveis e bonitas, a hidratação também ajuda a moldar os cachos e controlar o volume.

Ela já deve fazer parte dos produtos de manutenção diária, com shampoos, condicionadores e cremes com propriedades hidratantes. Além disso, é indicado realizar uma hidratação profunda a cada 15 dias, usando uma máscara de qualidade.

Corte certo

O cabelo ondulado também exige atenção ao corte, pois o formato adequado dos fios ajuda a definir os cachos, desarmando-os e proporcionando um aspecto mais natural, com ondas suaves.

Uma dica é optar pelo corte a seco, que facilita a visualização do resultado final de caimento, principalmente se o cabelo for mais cacheado. O corte em camadas também é indicado, pois garante leveza e movimento para as madeixas.

Curtiu as dicas para os seus cabelos? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de moda e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
frizz
corte
manutenção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ