Cabelos

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 06:25

Hidratação ou vitaminas? Descubra como fortalecer os cabelos

Óleo de algumas plantas pode ter diversos benefícios, como fortalecer os cabelos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O cabelo é uma das principais prioridades na busca diária pelo aperfeiçoamento estétito, tanto de homens quanto de mulheres. Se suas madeixas estão lhe deixando decepcionada, com fios sem vida ou desidratado, talvez seja hora de aprender como fortalecer os cabelos. Com as dicas abaixo, você vai ver que a tarefa pode ser mais simples do que você imagina.

Como fortalecer os cabelos

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Alguns produtos, atitudes e cuidados são fundamentais na busca pelo cabelo perfeito, que complementa seu look em qualquer ocasião. Aprender como fortalecer os cabelos exige algum comprometimento , inclusive mudanças em sua alimentação e em seu estilo de vida.

Entre os fatores que ocasionam o enfraquecimento dos fios e da raiz dos cabelos, estão a pré-disposição genética, uso indevido de produtos químicos, alimentação desequilibrada, problemas hormonais, utilização de cosméticos inadequados para o seu tipo de cabelo e até certas doenças. 

Por isso, dependendo da gravidade do quadro, pode ser interessante que você procure um especialista a fim de descobrir a causa do problema. Esse diagnóstico correto poderá direcionar você à um tratamento adequado. No entanto, algumas medidas podem ajudar qualquer um que deseja deixar seu cabelos mais saudáveis.

Como fortalecer os cabelos em 4 passos

Confira abaixo nossas dicas e aprenda como fortalecer os cabelos:

Hidratação

É importante criar o hábito de hidratar os cabelos pelo menos uma vez a cada 15 dias. Esse procedimento pode ser feito em casa mesmo, e para potencializar o resultado, acrescente ao creme de hidratação vitaminas, ampolas fortalecedoras, queratina líquida, óleo de argan ou ainda bepantol líquido.

Higienização

É fundamental lavar os cabelos sempre em água morna, quase fria. Use bons produtos e alterne os xampus e condicionadores, para não viciar os cabelos. Nunca durma com os cabelos molhados, o que poderá alimentar a proliferação de fungos e potencializar a queda. Seque com o secador antes de dormir.

Xampus e produtos fortalecedores

Procure usar xampus fortalecedores, como aqueles que contêm a proteína de arroz hidrolisada. Os emolientes hidratantes, como a babosa e o abacate, ajudam a livrá-los de pontas duplas desagradáveis, enquanto a Vitamina B5 e E tornam os fios mais fortes e saudáveis. A proteína de soja proporciona mais força ao cabelo além de torná-lo menos seco e mais flexível, com menor probabilidade de quebra. 

Alimentação

Ao se alimentar corretamente, você obterá não apenas benefícios capilares, mas para o corpo inteiro. O consumo das vitaminas A e E, ômega 3, nozes, peixes, legumes, verduras e frutas ajudam nos cuidados com a pele e também com os cabelos.

Com a ajuda das plantas

Aprenda como fortalecer os cabelos com o auxílio de plantas:

Babosa

Esta planta apresenta 18 aminoácidos essenciais para a formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e com mais de vinte minerais. Além de propriedades hidratantes, a babosa também possui ação regeneradora, curativa, lubrificante, umectante, e nutritiva. É muito usada para fortalecer os fios de cabelo e tratar a queda, inclusive pode ser encontrada na composição de inúmeros produtos com a mesma finalidade.

Jaborandi

Ajuda na renovação capilar, sendo indicado para fortalecer e evitar a queda de cabelo. Tem propriedades que atuam de forma natural no couro cabeludo, estimulando o crescimento, além de evitar a queda dos fios. O extrato de jaborandi ativa a circulação sanguínea, resultando numa melhor oxigenação e nutrição das raízes.

Alecrim

Contém propriedades estimulantes, anti-sépticas, tonificantes, adstringentes e cicatrizantes, e o óleo auxilia para o crescimento dos cabelos. Eficaz no tratamento da caspa, prurido do couro cabeludo e escamosa, ele estimula os folículos capilares. Com isso, o cabelo cresce cada vez mais forte.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ