Cabelos

22/08/2015 08:04 - Atualizado em 19/12/2016 11:45

Gel de linhaça faz bem para a beleza? Veja como preparar

O produto é fácil e rápido de preparar, se tornando um ótimo aliado para o tratamento dos cabelos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A linhaça é um dos grãos mais consumidos e ricos em nutrientes, tendo seus benefícios comprovados. Mas não é só para a saúde que a semente faz sucesso. Ela também é uma ótima aliada para a beleza dos cabelos através do gel de linhaça. O produto deixa os fios sedosos, brilhantes e macios, além de modelar e ativar os cachos, controlando o frizz.

O gel pode ser preparado em casa, servindo como um leave-in natural e caseiro. É muito eficiente e é fácil de fazer, já que a linhaça é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais ou até mesmo em supermercados.

mulher com black power usou gel de linhaca nos cabelos

Benefícios do gel de linhaça

A linhaça é utilizada principalmente na culinária, sendo rica em nutrientes como fibras, ácidos graxos e proteínas. Também é um alimento funcional, possuindo compostos antioxidantes e anticancerígenos. Com isso, ajuda na prevenção de doenças como câncer e diabetes, melhora o funcionamento do intestino e ameniza sintomas da TPM e da menopausa.

Saiba Mais
5 dicas de hidratação para cabelos ressecados no inverno
Reconstrução orgânica diminui o frizz e recupera o brilho
Azeite no cabelo hidrata os fios? Tire suas dúvidas

Além dos benefícios para a saúde, os nutrientes da semente também fazem bem para os cabelos, deixando os fios mais fortes, brilhantes, macios e com frizz controlado. O gel de linhaça é utilizado principalmente para cabelos cacheados, pois serve como modelador e ativador de cachos. Depois que seca nos fios, ele endurece e mantém os cachos por mais tempo.

O produto não é indicado para cabelos muito oleosos, pois pode acabar contribuindo para aumentar ainda mais o problema. Apesar de ser muito utilizado por quem tem cabelos cacheados ou crespos, os fios lisos também podem se beneficiar com o gel, conquistando madeixas ainda mais hidratadas, brilhantes e sem frizz.

O gel de linhaça é um leave-in ou finalizador natural mais barato, fácil de preparar e, o mais importante, sem aditivos químicos, como conservantes e álcool. Esse último é responsável pela aparência ressecada que a maioria dos géis deixa nos fios.

Como fazer o gel de linhaça em casa

O gel extraído da semente pode ser facilmente conseguido com uma preparação caseira e muito rápida. Veja como fazer:

Materiais:

- 30g de semente de linhaça marrom ou dourada

- 200ml de água

- Recipiente pra guardar o gel

- Coador.

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque as sementes e a água, deixando ferver por cinco minutos. Depois, desligue o fogo, coe a semente e armazene-a em um recipiente de plástico ou vidro devidamente tampado e limpo. Conserve o gel na geladeira por, no máximo, uma semana.

O gel de linhaça deve ser usado nos cabelos ainda úmidos, depois de lavados, aplicando-se uma pequena quantidade em todo o comprimento das madeixas. É preciso cuidado para não usar em excesso e deixá-las oleosas. No caso de cabelos cacheados, ajude a modelar os cachos com as mãos, amassando suavemente os fios.

Conhece outras dicas de beleza? Deixe um comentário e compartilhe com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
benefícios da linhaça
frizz
cabelos cacheados
hidratação caseira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ