Cabelos

30/12/2015 05:00 - Atualizado em 01/12/2016 11:02

Faça seu próprio selador capilar em casa

A selagem ajuda a recuperar e proteger os fios, além de potencializar os efeitos da hidratação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A selagem consiste no fechamento das cutículas dos fios, processo muito importante após a hidratação dos cabelos. Como o próprio nome já diz, a técnica sela e recupera os fios danificados, além de proteger contra danos futuros.

Em alguns casos, o selador capilar feito em salões possui outras substâncias químicas em sua formulação. Assim, muitas mulheres preferem opções mais naturais e que não tragam riscos para a saúde dos fios. É possível fazer um selador capilar caseiro, utilizando produtos naturais e que também oferecem bons resultados.

Selagem capilar

Benefícios da selagem para os cabelos

A selagem capilar tem a função de fechar as cutículas do fio, selando a sua estrutura. O tratamento é muito indicado principalmente quando os cabelos estão danificados por processos químicos, como alisamentos e tintura. A selagem recupera a saúde dos fios proporcionando mais disciplina, hidratação, resistência e brilho.

No entanto, muitos tratamentos que são chamados de selagem podem ser, na verdade, uma escova progressiva. Isso ocorre quando o produto contém em sua formulação, além da queratina utilizada para selar, o formol. Nesses casos, o procedimento também alisa o fio.

Esse composto só pode estar presente em concentrações de 0,2% nos produtos, senão pode causar diversos efeitos colaterais. Porém, normalmente nesse tipo de concentração ele não traz o efeito desejado, sendo utilizando quantidades mais elevadas.

Por isso, é preciso ficar atenta ao tipo de tratamento oferecido, pois o alisamento é diferente da selagem. Se o intuito é também alisar, além de selar os fios, procure procedimentos com produtos alternativos, como o tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias semelhantes ao formol, mas que causam muito menos dano aos cabelos e à saúde.

Para quem procura apenas a selagem para melhorar a saúde e proteção dos fios, pode optar por fazer o tratamento em casa, com produtos naturais. Apesar de não ser tão eficiente quanto os procedimentos profissionais, o selador capilar caseiro também traz bons resultados. E com a vantagem de não ter riscos para a saúde e ser bem mais em conta.

Faça um selador capilar em casa

O selador capilar caseiro utiliza apenas dois ingredientes: um condicionador de cabelos e vinagre branco.

O primeiro passo é esvaziar o frasco do condicionador, reservando o conteúdo para usá-lo em seguida. Depois, coloque dentro do frasco dois dedos de vinagre branco. Agora é só recolocar o condicionador de volta dentro do frasco e agitar para misturar bem.

A mistura pode ser utilizada sempre que lavar os cabelos, aplicando normalmente após o shampoo e deixando agir por 3 minutos. O enxágue deve ser feito com água fria ou morna.

Essa técnica é baseada no pH dos produtos que fecham as cutículas dos fios. A acidez elevada do vinagre serve para selar o cabelo, após o condicionador hidratá-lo. Com isso, o selador capilar ajuda a reter as propriedades da hidratação nos fios, deixando os cabelos hidratados e bonitos por mais tempo.

E aí, curtiu as dicas para fazer um selador caseiro? Deixe um comentário e siga curtindo as dicas de beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fios
cabelos
beleza
selador

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ