Cabelos

21/08/2014 08:37 - Atualizado em 04/12/2016 07:25

Entenda os efeitos que a cauterização provoca nos seus cabelos

Prática da cauterização nos fios danificados ajuda a recuperar a beleza e a saúde do cabelo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

cauterização dos fios é uma opção muito utilizada para a recuperação de cabelos extremamente maltratados por fatores externos - secos, quebradiços ou tingidos. Com ele, suas madeixas podem ganhar mais vida e beleza.

Esse processo restaurador repõe queratina, vitaminas e proteínas perdidas, agindo no fio mais profundamente do que uma hidratação. Ela funciona como um cimento que tapa os buracos do fio, o que evita a perda das proteínas e vitaminas.

cauterizacao

Por que adotar a cauterização capilar?

cauterização é recomendada para quaisquer tipos de cabelos, principalmente para fios muito danificados, ressecados, com pontas duplas, quebradiços, desidratados por tinturas ou por uso excessivo de secadores e escova definitiva.

Todo dia, os nossos cabelos estão expostos aos mais diversos tipos de agressão ao fio – como, por exemplo, o abuso de procedimentos químicos em alisamentos e colorações. Além disso, os fatores climáticos como sol e poluição também acabam auxiliando para a perda de queratina dos fios, o que faz com que os mesmos fiquem fracos, sem brilho e sem vida.

A queratina perdida em meio a todos esses fatores é responsável por aproximadamente 90% da estrutura do fio de cabelo. Motivo pelo qual é preciso socorrer as suas madeixas.

Seu cabelo precisa de cauterização?

No entanto, antes de cair de cabeça nesse procedimento é extremamente importante que seja avaliada a real necessidade da aplicação de um processo de cauterização. Para isso, é importante conversar com um profissional da área para que ele veja as necessidades do seu cabelo. Essa análise evita que os fios sofram com um efeito rebote, que significa ficarem duros pelo excesso de queratina no fio.

Esse aspecto endurecido do cabelo saudável após o procedimento da cauterização se dá pela saturação de queratina no fio, que pode ficar grosso, áspero e endurecido, quebrando facilmente. O mesmo pode acontecer com madeixas danificadas que recebem muita queratina. Por isso, é aconselhável um intervalo entre uma aplicação e outra. O recomendado é dar um tempo de cerca de um mês entre um procedimento e outro, seja outra sessão de cauterização, ou outro tratamento que leve queratina.

Formas de aplicação

Entre as formas de aplicação da queratina no cabelo, o procedimento da cauterização pode ser feito tanto na forma quente quanto fria, sendo o maior segredo dos profissionais a selagem dos fios posterior à aplicação do produto.

Durante a aplicação, o produto de hidratação penetra na escama dos cabelos e depois, com a ajuda da chapinha, fica "preso" na fibra capilar, porque o calor fecha as cutículas do fio. O procedimento garante cabelos mais saudáveis e recuperados das agressões.

Muitos afirmam que executar a cauterização nos fios alisa os cabelos. Essa é uma falsa impressão, causada porque a ação profunda da queratina deixa os cabelos mais macios, sedosos e sem frizz, dando uma impressão de um cabelo mais liso do que o normal.

No entanto, a função do procedimento é uma hidratação profunda e não está relacionada com alisamento. Somente substâncias que não estão presentes nas madeixas, como o hidróxido de sódio, o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia têm poder alisante.

E você, já fez cauterização capilar? E o que achou do resultado? Conte como foi no nosso fórum!

TAGS
cabelos
cuidados com o cabelo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ