Cabelos

19/10/2014 04:21 - Atualizado em 24/11/2016 09:41

Doação de cabelo: Veja como ajudar portadoras de câncer

Perucas feitas a partir de doação de cabelo ajudam na autoestima das mulheres.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se a quimioterapia é o principal tratamento de combate ao câncer, a autoestima elevada pode ser considerada o fator motivacional para que o tratamento funcione. Os medicamentos utilizados no tratamento afetam uma das partes do corpo mais prezada pelas mulheres: os cabelos.

Quando caem, levam consigo a autoestima de algumas pacientes. Por isso, a doação de cabelo é uma medida cada vez mais adotada por quem quer ajudar.

Quem promove a doação de cabelo?

É pensando em devolver autoestima às mulheres que sofrem com o câncer que milhares de homens e mulheres têm cortado suas madeixas.

doacao-de-cabelo

Os centímetros de fios doados são unidos e transformados em perucas por agentes das dezenas de ONGs e Ligas que são mediadoras da doação de cabelo no Brasil. São elas que ligam às pessoas que precisam de perucas e às que estão dispostas a cortar os fios.

As organizações que arrecadam cabelos estão espalhadas por todo o país, sendo que a maior parte delas age por regiões. Cabelegria, Rapunzel Solidária, Laço Rosa e Cabelaço são as entidades que mais realizam a entrega das perucas.

Quatro mil doações de cabelo por mês podem render até 40 perucas em um ano. Isso porque a quantidade de fios utilizada na produção de uma peça é alta.

Para realizar a doação de cabelo, é preciso entrar em contato com a organização que age na região em que você mora. Você pode encontrá-los através dos sites oficiais ou de suas páginas no Facebook.

Fique atento também aos eventos que acontecem em sua cidade ou nos municípios próximos. Grande parte das ONGs organiza eventos para recolher um alto número de doações de uma única vez.

Você também pode fazer a doação de forma direta, sem mediações. Se você conhece alguma mulher que seja portadora da doença, recolha as doações, entre em contato com a organização escolhida para que eles produzam a peruca e então realize a entrega.

No caso de você ser uma portadora do câncer, procure a organização mais próxima e se inscreva na lista de espera para a doação.

Como fazer a doação de cabelo?

Realizar a doação de cabelo pode ser mais fácil do que parece. O ideal é que você corte os fios em um cabeleireiro, para que ele possa acertar o corte dos fios após a retirada da parte que será enviada à organização.

Mas os fios também podem ser cortados em casa, com uma tesoura que você tenha. O único pré requisito imprescindível é de que você siga todas as regras corretamente.

Lave seu cabelo com o shampoo de sua preferência e hidrate com creme condicionador. Depois de enxaguar e se certificar de que não há mais resquícios de produto nos fios, é preciso secá-los.

Os fios não podem ser doados enquanto molhados, pois a probabilidade de criação de fungos e bactérias é alta, o que fará com que os cabelos doados precisem ser descartados.

Amarre o cabelo com uma borrachinha, mas certifique-se de que há pelo menos 10 centímetros de comprimento nos fios que serão doados. Esse é o tamanho mínimo que os fios precisam ter para formar uma boa peruca.

Corte os fios acima do elástico e coloque-os ainda amarrados dentro de um pequeno saco plástico. Entregue para a ONG escolhida, transportadoras ou pessoalmente.

Qualquer pessoa pode doar seus fios. A quantidade de química existente nos fios não é determinante para a não doação de cabelo. Podem doar pessoas que tenham fios longos o suficiente e que desejam ajudar os portadores da doença, além de pacientes com câncer que decidiram cortar os fios antes que eles caiam. Não deixe que os fios toquem o chão antes de serem enviados para a doação.

Faça a sua parte

Organizações que arrecadam cabelos na luta contra o câncer:

Cabelaço

Cabelegria

Rapunzel Solidária

Fundação Laço Rosa

Gostou da matéria? Então participe da nossa discussão no Facebook e dê sua opinião sobre o tema.

TAGS
Outubro Rosa
câncer de mama
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ