Cabelos

08/02/2016 03:00 - Atualizado em 24/11/2016 04:36

Descubra quando recorrer ao shampoo antirresíduos

Em excesso, o produto pode ressecar os fios e prejudicar a tintura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

shampoo antirresíduos é capaz de remover substâncias que você nem lembrava que estavam na sua cabeça. Ele é usado para diminuir a oleosidade e eliminar resquícios acumulados de produtos nos cabelos, como máscaras de hidratação, leave-ins e óleos reparadores.

Se você nunca usou e está pensando em aplicá-lo pela primeira vez, confira as recomendações da dermatologista Tatiana Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

mulher com shampoo antirresíduos

Conheça o shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos é responsável por abrir as escamas da fibra capilar. Ele retira todas as substâncias que se acumularam ao longo do tempo e que não saem com o uso do shampoo diário. “Ele não contém agentes condicionantes e pode ser utilizado uma vez por semana”, explica a dermatologista.

O acúmulo de cosméticos pode deixar a cabeleira opaca e sem brilho, podendo haver até mesmo descamação do couro cabeludo e queda capilar. “O shampoo antirresíduos limpa profundamente e abre a cutícula da haste capilar, permitindo melhor penetração e absorção dos ativos nos fios”, acrescenta Tatiana.

O produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, mas com frequências diferentes. Madeixas tingidas e com alisamentos temporários acabam saindo prejudicadas. “Ele vai remover resíduos e parte dos pigmentos, diminuindo o tempo de duração dos procedimentos”, alerta a médica.

O uso frequente também não é recomendado. “O shampoo antirresíduos pode retirar ativos hidratantes dos fios, deixando-os muito expostos às agressões externas”, lembra Tatiana. Cabelos muito oleosos podem se valer desse cosmético uma vez por semana - mais que isso, as madeixas tendem ao ressecamento excessivo. Já a aplicação em fios normais e secos pode ser quinzenal.

Quando usar o shampoo antirresíduos

Sempre que os seus cabelos estiverem sobrecarregados, sem vida e pesados, é interessante recorrer a essa alternativa. Também vale aplicar o shampoo um dia antes do tingimento dos fios para potencializar a ação da tintura.

Em madeixas oleosas, “pode-se substituir o shampoo antirresíduos por um anti-oleosidade, mais suave, que age sem abrir as escamas da cutícula dos fios”, comenta Tatiana. E não se esqueça da hidratação, um cuidado que vale para todos os tipos de cabelo.

Se você está com dúvidas e deseja descobrir qual é a melhor opção de shampoo para os seus fios, o ideal é consultar-se com seu dermatologista. O profissional poderá indicar os produtos mais apropriados para cada situação. Não aposte em receitas caseiras sem o consentimento médico e siga à risca as recomendações.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
limpeza profunda
cosméticos
oleosidade
sujeira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ