Cabelos

05/02/2015 08:42 - Atualizado em 01/12/2016 11:56

Descubra mitos e verdades sobre o cabelo branco

Cabelo branco é uma das maiores preocupações estéticas das mulheres.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Orgulhosas de manter a aparência natural com o passar dos anos ou temerosas de revelar qual a verdadeira idade, raras são as mulheres que ficam indiferentes aos fios de cabelo branco. Seja arrancando-os ou cobrindo-os com tinturas, são diversas as maneiras de encarar seu surgimento. Saiba o que é mito e o que é verdade a respeito dos cabelos brancos.

cabelo branco

Por que o cabelo branco surge?

Eles podem aparecer em qualquer idade, até na infância, mas é após os 30 anos que os fios brancos começar a ficar mais frequentes. O embranquecimento é causado por uma deficiência na produção de melanina, a substância que dá cor ao cabelo e à pele. O envelhecimento das células que produzem a pigmentação é o motivo mais comum para essa deficiência.

É por isso que o cabelo branco é relacionado, na maioria das vezes, com a velhice. Mas essa não é uma regra. Existem adolescentes que já apresentam uma alta quantidade de fios grisalhos, enquanto alguns idosos não demonstram nenhum sinal de modificação na tonalidade dos cabelos. Alguns folículos capilares já nascem impossibilitados de produzir melanina.

A cor verdadeira do cabelo branco é amarelo claro. É preciso um cuidado especial para que o aspecto dos fios não fique desleixado. Shampoos especiais neutralizam a tonalidade e deixam o cabelo mais claro e uniforme. Esses métodos ajudam a minimizar a aparência do fio e melhoram a relação de homens e mulheres com os cabelos brancos.

Cabelo branco: Mitos e verdades

Hereditariedade

Sim, o surgimento dos fios brancos tem uma forte relação com a genética. Pais e avós que tiveram cabelos brancos desde a juventude podem passar essa condição para os filhos. A hereditariedade não é uma regra, pois os filhos misturam características do pai e da mãe. Ainda assim, é comum que homens herdem essa característica dos pais e mulheres, das mães.

Arrancar faz mal

Esse é o maior dos mitos que existe acerca do cabelo branco. Arrancar o fio não faz com que outro surja mais rapidamente no lugar. O processo de crescimento se dá de forma igual, tanto para os cabelos brancos quanto para aqueles que ainda possuem pigmentação. Se você possui poucos fios brancos, arrancá-los não causará problemas.

Outra lenda afirma que, para cada fio branco arrancado, nascem outros sete. A crendice é antiga e infundada. O fato é que, quando um fio de cabelo fica branco, é natural que os demais também estejam perto de alcançar a mesma condição. Porém, os dermatologistas afirmam: para cada fio arrancado, nasce apenas um novo fio no lugar.

cabelo branco

Tratamentos

Mesmo que não seja possível reverter a situação dos fios que já branquearam, existem tratamentos que permitem reduzir novas ocorrências. A ingestão de algumas vitaminas específicas, como a B12, ajuda a estimular a produção de melanina nos folículos capilares. Assim, os fios que crescem se mantêm pigmentados por mais tempo.

Uso de tinturas

Outro mito é supor que o uso de tinturas capilares desde a juventude pode favorecer o embranquecimento dos fios. A verdade é que a tinta não atinge a raiz capilar. Portanto, o cabelo branco surgirá de qualquer forma, mesmo que o fio não receba nenhum tipo de produto químico ao longo de toda a vida.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
beleza dos cabelos
envelhecimento
terceira idade
grisalhos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ