Cabelos

03/09/2014 01:19 - Atualizado em 04/12/2016 07:16

Descubra como prevenir a caspa no inverno

Cuidados na hora do banho são essenciais para evitar a caspa no inverno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma dos problemas estéticos que mais incomodam e geram constrangimento é a caspa. Mesmo assim, muita gente não sabe como prevenir essa descamação do couro cabeludo, que ocorre com maior frequência no inverno. Por isso, vamos desvendar essa questão.

Qual a causa da caspa no inverno?

Chamada popularmente de caspa, a dermatite seborreica é a descamação do couro cabeludo acompanhada de oleosidade excessiva da região. Ela pode ser desencadeada por uma série de fatores, como o estresse.

caspa-no-inverno

O clima seco e frio também contribui para o problema, de acordo com a dermatologista Livia Pino. Assim, a caspa no inverno é mais comum do que no verão. E um dos motivos para isso é que, no inverno, as pessoas tendem a tomar banhos muito quentes, o que estimula a produção das glândulas sebáceas e favorece a oleosidade do couro cabeludo.

Ainda segundo a dermatologista, outros possíveis motivos para a causa são o estresse, a ação de vírus, doenças como Parkinson e produção exagerada de testosterona (hormônio masculino).

Além disso, no inverno, a percepção da caspa também é influenciada por causa das roupas escuras e sóbrias, como casacos e jaquetas. Essas peças acabam destacando ainda mais a presença de caspa no inverno, pois as "casquinhas" são de coloração clara e acabam ficando em evidência sobre as roupas.

Dicas de como controlar a caspa no inverno

- Não use condicionadores e outros cremes em excesso

É um erro comum que ajuda muita na produção de caspa no inverno. Em função do frio e do ar mais seco, seu uso pode acarretar no aumento da oleosidade. Evite usar os produtos de forma excessiva, diminuindo seu uso o máximo possível para evitar o aumento na produção das glândulas sebáceas.

-  Lave-os cabelos com maior frequência

De preferência, esfregue com suavidade o couro cabeludo para que o excesso de impurezas seja eliminado tornando-se mais simples deixar o cabelo limpo.

- Não tome banho com água muito quente 

Tente lavar os cabelos com água morna, pois a água quente estimula a produção das glândulas sebáceas e promove a oleosidade do couro cabeludo, o que contribui para a ocorrência da caspa.

- Quando o problema de caspa já tiver começado

Mais cuidados devem ser observados. Evite coçar ou arrancar "casquinhas" do couro cabeludo. Isso pode feri-lo e fazer com que apareçam infecções. É algo comum ver pessoas coçando frequentemente a cabeça quando existe caspa em excesso, mas não é a atitude correta. A caspa no inverno é agravada pelo frio, e essa atitude piora a situação.

- Diminua a temperatura do secador de cabelo ou da chapinha

Quanto mais quente for, mais fácil será de ressecar o couro cabeludo e gerar a produção de caspa. Diminuir a utilização destes aparelhos sempre que possível, também ajuda no controle do problema.

- Nunca durma com os cabelos molhados

Tente sempre secá-los da melhor maneira ou esperar que sequem antes de ir para a cama. Abafá-los também ajuda no problema. Evite utilizar chapéus, bonés e boinas por longos períodos.

Você gosta das nossas dicas de saúde e beleza? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
caspa
cabelos
beleza
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ