Cabelos

01/03/2015 05:10 - Atualizado em 01/12/2016 09:28

Couro cabeludo também precisa de cuidados

Lave o couro cabeludo com água morna e, se necessário, use shampoo anticaspa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É no couro cabeludo que estão localizadas as raízes do cabelo. Se a região não estiver saudável e apresenta alergias e descamações, fique ligada e corra para o dermatologista. Saiba quais são as principais doenças da região e confira cuidados que garantem fios bonitos e bem-tratados.

couro cabeludo

Doenças do couro cabeludo

Caspa

São aquelas pequenas escamas branquinhas que caem da cabeça. Esse problema costuma aparecer por conta de problemas psicológicos, como ansiedade e estresse, além de fatores como uso de água muito quente no banho, idade e sexo. Os principais sintomas vistos são coceira e descamação.

Para tratar e prevenir a doença, tome banho com água morna. Se você já tem o problema, aposte nos shampoos anticaspa. Se você deseja resultados melhores e que garantam a solução do problema, converse com um dermatologista para a elaboração de um shampoo manipulado.

Alopecia areata

Trazendo a calvície, a alopecia areata é considerada uma doença auto-imune, na qual o organismo reconhece as próprias células como um problema. Durante os surtos da doença, pode ocorrer a perda de cabelos no couro cabeludo, na barba, nas pernas e nas sobrancelhas. As lesões costumam ter um formato circular.

Tinha do couro cabeludo

É acarretada por fungos, que acabam causando a perda dos fios. Para o tratamento, é indicado o uso de antibióticos. A partir da identificação dos sintomas, que envolvem coceira e placas no couro cabeludo, marque um horário com seu dermatologista para receber o tratamento adequado.

Cuidados com o couro cabeludo

Lave com água morna

A água quente, extremamente prejudicial, causa o aparecimento de caspa e muita coceira. Sempre que for lavar os fios, deixe a água em temperatura agradável. Se você adora os banhos quentes, vá com calma.

Retire todo o shampoo

O excesso de produto na região do couro cabeludo pode causar alergias. Ao lavar os cabelos, tome cuidado para que a água retire todo o produto depositado na região. Com a ajuda dos dedos, esfregue as raízes.

Deixe de lado os produtos químicos

Você já sabe que escovas milagrosas e clareamentos deixam os fios secos, não é? Já parou para pensar o que acontece com a raiz? Extremamente ácidos, os produtos causam ressecamento e queimaduras. A dica é deixar os procedimentos de lado e apostar em tratamentos mais naturais, que valorizem a beleza dos seus fios.

Alimente-se bem

Tenha uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, saladas variadas, proteínas e carboidratos. Assim como o corpo, os cabelos também precisam desses cuidados.

Desconfie de tratamentos caseiros

Jamais acredite em fórmulas mágicas. Todos os tratamentos caseiros podem ser perigosos para a saúde do seu couro cabeludo. Antes de apostar, converse com seu dermatologista e pergunte sobre os riscos e consequências.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
beleza dos cabelos
tratamento capilar
caspa
água quente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ