Cabelos

24/12/2015 04:00 - Atualizado em 03/12/2016 08:01

Conheça os tipos de cachos e saiba como cuidar deles

Ondulados, cacheados ou crespos, esses fios precisam de cuidados diários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Identificar os diferentes tipos de cachos contribui para que os cuidados com os cabelos sejam mais certeiros. Assim, também aumentam as chances de sucesso no visual. Com uma manutenção constante, é possível apostar na naturalidade dos fios e garantir muito mais beleza e saúde para as madeixas.

Os cabelos cacheados são, naturalmente, mais ressecados e frágeis. Isso ocorre pois a sua textura ondulada impede que o óleo natural do couro cabeludo percorra da raiz até as pontas. Reserve um tempinho para cuidar diariamente da sua cabeleira seguindo as dicas a seguir.

Saiba Mais
Veja dicas de hidratação para cabelos cacheados
Veja 8 segredos para ter cachos impecaveis todo dia
Fitagem dá maior definição aos seus cachos

Saiba identificar 3 tipos de cachos

Ondulados (Tipo 2)

Esse é o cabelo que nasce liso na raiz e forma um "S" no comprimento. Não chega a fazer espirais. Para maximizar as ondas, os cortes devem ser repicados ou em camadas, deixando os fios mais leves para formar os caracóis.

Esses tipos de cachos são divididos em três subtipos: 2A, 2B e 2C, indo do mais liso ao quase cacheado.

Cacheados (Tipo 3)

Os tipos de cachos bem formados são os chamados cacheados soltos. Grande parte do público feminino que entra nessa categoria nasceu com os fios lisos e ganhou cachos ao longo dos anos. Bastante finos e frágeis, eles tendem a sofrer com o frizz, no mas são mais maleáveis e fáceis de domar.

O cabelo cacheado é dividido entre os subtipos 3A, 3B e 3C. O primeiro representa os cachos abertos e definidos. O segundo tem cachos menores e fios mais volumosos. Já o terceiro corresponde aos fios mais grossos, praticamente crespos.

Crespos (Tipo 4)

Esses cachos nascem com textura de parafuso e são crespos desde a raiz. Normalmente, esse é o tipo de fio das mulheres negras e, quando seco, pode diminuir em até 75% o volume.

Os subtipos são: 4A, com uma textura mais grossa; 4B, que tem um formato de "Z" e é mais denso e frágil; 4C, tão crespo que os cachos acabam ficando quase imperceptíveis e sem definição.

mulher mostra seu cabelão com tipos de cachos

Como manter cacheados saudáveis

Ondulados, cacheados ou crespos, os diferentes tipos de cachos merecem atenção e cuidados. Confira alguns hábitos positivos para a saúde das madeixas:

1. Limpeza: Os fios encaracolados precisam de uma higienização profunda, impedindo que os resíduos acabem se acumulando no couro cabeludo. Por isso, escolha shampoos específicos para esse tipo de fio.

2. Hidratação: Como a textura encaracolada impede que a oleosidade percorra todo o comprimento, a hidratação é fundamental para evitar a quebra e a opacidade. É possível apostar nas máscaras de hidratação caseira e em tratamentos no salão de beleza, que costumam utilizar produtos mais concentrados.

3. Secagem: Os fios cacheados devem ser secos com a ajuda do difusor, um aparelho acoplado na saída de ar do secador. Ele garante uma finalização mais bonita.

4. Finalização: Por fim, aposte em um bom leave-in para controlar o frizz e facilitar na hora de criar o penteado do dia.

Qual desses tipos de cachos é o seu? Gostou das dicas de beleza? Deixe um comentário! E aproveite para continuar de olho nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
crespo
ondulado
encaracolado
cuidados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ