Cabelos

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 12/11/2016 05:26

Conheça e adote 6 truques contra oleosidade dos cabelos

Desde a escolha do shampoo até adoção de novos hábitos, confira medidas que atuam contra oleosidade dos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O óleo que, por vezes, deixa os cabelos pesados e feios não é prejudicial aos fios. Porém, quando produzido em excesso deixa uma aparência desagradável. E aí, não tem jeito: é preciso encontrar medidas contra oleosidade.

Quando buscar soluções contra oleosidade

Esta gordura natural produzida pelo couro cabeludo ajuda a manter os cabelos saudáveis e hidratados, garantindo que eles fiquem sempre macios e com um movimento bonito. O problema é que algumas pessoas possuem uma tendência a produzir este óleo em excesso e precisam ter cuidados específicos contra oleosidade.

contra-oleosidade
Procure alternar na lavagem shampoos para cabelos normais e contra oleosidade. Foto: Shutterstock

6 truques contra oleosidade nos cabelos

1. Evite água muito quente

A água muito quente ajuda a eliminar a sujeira, mas também retira do cabelo a sua oleosidade natural. Ao perder seus nutrientes, o couro cabeludo produz ainda mais óleo para nutrir os cabelos, tornando-os excessivamente oleosos. Por isso, deve-se utilizar água morna para lavar os fios sem causar danos.

2. Use o secador e a chapinha com moderação

O calor do secador e da chapinha têm o mesmo efeito que a água quente. Não é preciso abolir de vez o uso de nenhum dos dois, mas é preciso controlar. Diminuir a frequência é tão importante quanto diminuir o tempo de utilização destas ferramentas de uso diário das mulheres. 

Outro ponto importante é observar a proximidade do calor da raiz. Tente deixar pelo menos uma distância de 15cm entre o secador e couro cabeludo e de 5cm entre a chapinha e a raiz dos cabelos.

3. Não use as mãos

A oleosidade natural da pele pode acabar passando para os cabelos, isso sem falar dos cremes e produtos que temos constantemente nas mãos que podem deixar os fios feios e pesados. Tente ajeitar os cabelos com as mãos uma ou duas vezes por dia e evite mexer mais. Use pentes e escovas para manter tudo no lugar. 

4. Não durma de cabelo molhado

Outra dica contra oleosidade é garantir que os cabelos não estejam úmidos na hora de dormir. O couro cabeludo pode pegar fungos causados pelo excesso de umidade e produzir ainda mais sebo, o que pode deixar o cabelo com cheiro ruim e ainda mais oleoso. Para evitar o calor, utilize o secador no modo frio ou morno para secar os fios antes de dormir. 

5. Alterne shampoos

Shampoo específicos para cabelos oleosos tiram toda a oleosidade dos fios, mas, como já foi dito antes, essa oleosidade é fundamental para a saúde do cabelo. Retirar todos esses nutrientes provoca a produção excessiva de sebo. Por isso, alterne nas lavagens shampoos para cabelos normais e shampoos contra oleosidade

Atenção: fuja dos shampoos hidratantes já que estes servem para cabelos em que a oleosidade natural está em falta. Se o seu problema é com cabelos finos, procure produtos específicos que ajudam a deixar os fios mais volumosos e com movimento. 

6. Cuidado com o condicionador

Não deixe de usar condicionador, ele é importante para tratar as pontas danificadas dos cabelos, já que a oleosidade natural dos fios parte do couro cabeludo e nem sempre passa por todo o comprimento dos fios. 

Portanto, use condicionador mas tome cuidado: mantenha-o longe da raiz, onde a hidratação natural produzida pelo couro cabeludo mantém os cabelos bonitos e saudáveis. 

Se interessou por estas dicas contra oleosidade? Não tenha receio em experimentar esses truques e depois divida com seus amigos os bons resultados. Afinal, fazer as pazes com os cabelos pode trazer bem-estar para sua vida.

Saiba mais:

Lavar o cabelo uma vez por semana é bom

Dicas valiosas para contornar um bad hair day

Aprenda como escolher e aplicar os produtos para cabelos oleoso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ