Cabelos

04/02/2016 11:00 - Atualizado em 26/10/2016 11:39

Conheça as vantagens dos produtos sem petrolatos

Derivados do petróleo podem prejudicar a integridade dos cabelos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nem sempre basta comprar um shampoo específico para seu tipo de cabelo. Às vezes, alguns produtos podem deixar resíduos que comprometem a saúde e a beleza das madeixas. Por isso, é necessário procurar por cosméticos sem petrolatos.

Como identificar produtos sem petrolatos

Petrolatos são derivados do petróleo. Se você procurar no dicionário, vai encontrar que essas são substâncias gordurosas, praticamente inodoras e insípidas, insolúveis em água. Também vai descobrir que esses compostos são vendidos sob o nome comercial de vaselina, bastante comum em cosméticos.

Esses produtos são geralmente utilizados para lubrificar e dar mais brilho e maciez aos fios, deixando-os mais fáceis de pentear. A ideia é que os petrolatos também garantam mais proteção. Porém, por serem insolúveis, o receio é que essas substâncias se acumulem nos cabelos, invertendo a missão inicial.

mulher usa shampoo sem petrolatos

Ou seja, em vez de protegidos, os fios podem ficar ressecados e acumular sujeira. Para retirar esses resíduos, é necessário recorrer a um shampoo de limpeza profunda, que também pode ser agressivo, se usado em demasia. Por isso, há quem defenda a compra de cosméticos sem petrolatos.

A dica é identificar os nomes dos compostos nos rótulos. Procure referências a silicones, buscando os finais “one” e “ane”. Verifique, ainda, a existência de substâncias como vaselina, petrolatum, parafina líquida (paraffinum liquidum), óleo mineral (mineral oil), petróleo liquefeito e óleo de parafina.

Prejuízos dos petrolatos

Esses componentes são bastante usados por serem baratos e passar a impressão de um cabelo saudável e bem-cuidado. Porém, no longo prazo, acontece o "efeito capa", com resultado exagerado, ao ponto de impedir inclusive a limpeza dos fios.

Além dos shampoos para retirar resíduos, que não podem ser utilizados com tanta frequência, sob o risco de agredir as madeixas, outra sugestão é recorrer ao shampoo neutro transparente ou ao shampoo infantil. Faça isso ao menos uma vez por semana, lembrando-se de lavar bem com água corrente, depois.

Os produtos antirresíduos também são indicados para quem tem cabelos oleosos. Nesse caso, o uso deve ser eventual - cerca de uma vez por semana -, mas não precisa se restringir ao tratamento dos danos causados por procedimentos químicos ou pela poluição. Já quem tem cabelos secos deve utilizar essa alternativa no máximo uma vez por mês. 

Tirou suas dúvidas sobre cosméticos sem petrolatos? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vaselina
saúde capilar
shampo antirresíduos
shampoo neutro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ