Cabelos

08/05/2015 03:21 - Atualizado em 07/11/2016 02:20

Confira dicas essenciais para cuidar do seu cabelo crespo

Cuidados na hora de lavar e secar os fios fazem a diferença para arrasar com o cabelo crespo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um cabelo crespo, volumoso, bem cuidado e bonito não passa despercebido. A naturalidade nunca esteve tão em alta e a aposta no aspecto natural está cada vez mais constante. Para exibir uma produção impecável, seus fios precisam estar saudáveis e, assim, estarão bonitos e cheios de glamour.

O cabelo crespo é muito mais frágil que os outros tipos de fios. Sua textura encaracolada impede que a oleosidade natural da raiz percorra todo o comprimento do cabelo, fazendo com que ele seja mais seco e sensível. Para garantir madeixas cheias de vivacidade, alguns cuidados básicos são fundamentais e vão fazer com que você arrase por aí.

cabelo crespo

Cuidados essenciais com o cabelo crespo

Para garantir um cabelo crespo de dar inveja, é preciso lavar, condicionar e secar as madeixas da maneira correta. A finalização também é importantíssima para assegurar a durabilidade do penteado.

A cabeleireira Daniela Lisboa, profissional do salão Floreal Clínica dos Cachos e especialista em corte e tratamento de cabelos crespos e afros, é quem dá as dicas sobre como cuidar das madeixas. “A higienização correta dos cabelos encaracolados influencia diretamente em sua definição”, afirma a expert.

Lavagem

O ideal é apostar em shampoos e condicionadores específicos para cabelos crespos, pois esses produtos são formulados pensando na delicadeza do fio crespo e, assim, potencializam bons resultados. 

Na hora de lavar as madeixas, opte por água fria ou morna. Lembre-se: a água quente é sua inimiga! Ela contribui para o ressecamento dos fios, removendo a oleosidade natural do cabelo.

Condicionamento

Um bom condicionamento depende diretamente dos produtos utilizados. A especialista em crespos ressalta que as máscaras de hidratação podem ser feitas uma vez por semana, em casa mesmo. Isso ira repor a água e nutrientes do cabelo crespo e deixá-lo com um aspecto saudável e lindo!

Secagem

A secagem das madeixas é um passo que pode ajudar a ter um resultado de salão em casa, conforme assegura Daniela. O ideal é não secar os fios diretamente com o secador. O difusor é seu melhor aliado para definir os cachos. Esse acessório é encaixado na saída de ar do aparelho, ajudando a modelar os fios ondulados, sem deixá-los rebeldes.

Finalização

Nesta hora, lembre-se que o leave-in é sua melhor aposta. Ele é um produto sem enxágue, cuja finalidade é prolongar a beleza dos fios, envolvendo-os e protegendo-os do calor e da sujeira. Ele pode ser aplicado em todo o comprimento do cabelo crespo, menos na raiz, depois da lavagem.

Viu só como alguns truques podem te ajudar a ter um visual maravilhoso? Aposte e arrase com seu cabelo crespo natural!

A origem do cabelo crespo

Em um bate-papo com o Dr. Luciano Barsanti, médico tricologista e diretor do Instituto do Cabelo, em São Paulo (SP), tiramos várias dúvidas sobre a diversidade dos cabelos.

Segundo ele, a composição dos vários tipos de fios é a mesma, tendo a queratina como componente principal. O que faz a diversificação na textura do cabelo, variando do liso extremo (asiático), passando pelas diferenças com mais ou menos ondulações (caucasiano) e chegando até os mais crespos (afro) é a forma do folículo piloso - a "fábrica" do fio - e a sua posição no couro cabeludo.

A espessura do fio também é determinada por essa condição. Dessa forma, a textura do cabelo crespo e afro é mais fino e, por isso, enrola mais facilmente. As caraterísticas do fio original (forma, textura, espessura, cor) são exclusivamente determinada pela origem genética das diferentes etnias.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cachos
crespos
cuidados com o cabelo
mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ