Cabelos

05/04/2016 02:00 - Atualizado em 29/11/2016 12:35

Confira 9 dicas anti-frizz que vão salvar o seu cabelo

Alguns cuidados simples ajudam a evitar o arrepiado dos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os fios rebeldes que atrapalham o seu visual estão com os dias contados. Existem soluções anti-frizz supersimples e que prometem deixar o seu cabelo ainda mais lindo. Afinal, depois de tantos cuidados com as madeixas, ninguém merece uma cabeleira toda arrepiada, né?

Causas do frizz nos cabelos

O frizz é um problema muito comum e frequente na vida de quem tem melenas longas. Ele é causado pela repulsão entre os fios, que acarreta uma carga elétrica e deixa alguns cabelos mais arrepiados e esvoaçantes. Quem explica é Tatiana Steiner, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

“Ocorre devido às agressões externas, especialmente ao atrito com os fios, que pode ser do pente, da escova de cabelos e de toalhas”, explica. Outros fatores, como secador, chapinha, procedimentos químicos e tinturas também podem ser prejudiciais para os cabelos.

mulher após soluções anti-frizz

“Esses procedimentos contribuem para abrir mais as cutículas da fibra capilar, deixando os fios expostos e porosos”, comenta a dermatologista. A explicação é simples: quanto mais desidratado e ressecado estiver o fio, pior será o atrito e maior será a quantidade de mechas com o aspecto arrepiado.

Manter cuidados diários e evitar que as madeixas sofram agressões é a principal dica da dermatologista. “Quando os cabelos estão mais sensíveis e porosos, as cutículas da fibra capilar estão muito abertas, o que compromete a estrutura do fio, que fica vulnerável”, comenta Tatiana.

Quem apresenta cabelos rebeldes e arrepiados deve hidratá-los e nutri-los. A fibra capilar precisa ser fortalecida para ter um aspecto saudável e alinhado. Produtos como leave-ins, antitérmicos e máscaras são alguns dos melhores aliados anti-frizz. “Eles ajudam a hidratar, proteger e selar os cabelos”, acrescenta a especialista.

O reparador de pontas, outro queridinho das mulheres que não abrem mão de um cabelo brilhoso, também pode ajudar. Ele é capaz de diminuir o frizz e criar uma película de proteção. Ainda, cosméticos condicionantes contribuem. "Eles visam a desembaraçar, facilitar o penteado e diminuir a agressão dos efeitos físicos e químicos aos quais os cabelos são submetidos diariamente”, explica Tatiana.

9 dicas anti-frizz

Tatiana indica uma lista de cuidados para controlar a rebeldia dos fios. Confira:

1. Procure usar pente de madeira ou escova de cerdas naturais para não gerar eletricidade

2. Utilize um reparador de pontas ou óleos hidratantes diariamente

3. Evite água muito quente durante o banho, pois ela ativa as glândulas sebáceas e resseca os cabelos

4. Lave adequadamente as madeixas; o excesso de resíduos obstrui os poros

5. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo

6. Recorra ao termoprotetor nos fios antes do secador ou da chapinha

7. Não use essas ferramentas em potência muito alta

8. Nunca durma com os cabelos molhados, que podem enfraquecer e quebrar

9. Faça hidratação e máscara capilar semanalmente.

Que achou das dicas de beleza? Deixe um comentário! Se gostou, aproveite para compartilhar o artigo com as amigas! E não se esqueça de conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
fios ressecados
cabelo rebelde
selagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ