Cabelos

22/08/2015 04:28 - Atualizado em 25/11/2016 08:53

Co-wash: Conheça a lavagem sem shampoo

A técnica substitui o produto pelo condicionador para hidratar os fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tomar banho pode ser algo totalmente automático: molhar os cabelos, passar shampoo condicionador, depois lavar o corpo. Porém, a técnica do co-wash elimina um dos passos desse ritual.

Em vez de usar o shampoo para lavar os cabelos, o condicionador entre com o objetivo de deixar os fios limpos sem o risco de ressecá-los. Veja como isso é possível e saiba se você pode aderir à prática.

co-wash ruiva amarrando bandana no cabelo

Como funciona o co-wash

Você deve estar se perguntando como o condicionador pode ser utilizado sozinho para lavar os cabelos. A resposta é simples: alguns componentes emolientes do produto são capazes de lavar o fios sem prejudicá-los.

Não há mistério para aplicar o co-wash na rotina de cuidados capilares. Entre no chuveiro com a água morna e molhe os cabelos. Apenas massageie o couro cabeludo, pois esse processo irá ajudar a retirar a gordura dos fios.

Em seguida, aperte bastante o cabelo, de cima para baixo, tirando o máximo possível de excesso de água. Você pode utilizar uma toalha para facilitar o processo. Passe o condicionador da raiz até as pontas, sempre massageando o couro cabeludo para o produto ser absorvido.

Saiba Mais
Condicionador a seco é novidade no ramo da cosmética
Crise hídrica: Saiba como lavar os cabelos sem gastar muita água
Shampoo antirresíduos prepara cabelos para tratamentos e tinturas

Finalize penteando com os dedos as mechas do cabelo para que o condicionar penetre bem. Enxague as madeixas até não deixar vestígios do produto.

Se você lava os cabelos pelo menos três vezes por semana, o indicado é usar o co-wash num único dia. Nas demais lavagens, o aconselhado é utilizar shampoo sem sulfato, que é mais leve e não prejudica tanto os fios.

É importante ressaltar que você vai precisar procurar o condicionar ideal. O produto deve ser livre de parafina líquida, silicone e derivados do petróleo em geral. Esses ingredientes são bastante comuns nos cosméticos e criam uma espécie de capa sobre os fios.

Indicações e contraindicações do co-wash

O co-wash não funciona muito bem em cabelos oleosos, pois deixa os fios mais pesados ainda. Pessoas com caspa devem evitar a técnica. Em alguns casos, o condicionador pode aumentar a proliferação de fungos no couro cabeludo, um dos principais fatores para o surgimento do problema.

A técnica é indicada principalmente para cabelos crespos e cacheados, pois já possuem a proteção natural reduzida, ou seja, o sebo produzido no couro cabeludo não consegue atingir as pontas dos fios e eles ressecam com mais facilidade.

Além disso, o co-wash pode ser aplicado em cabelos quimicamente tratados, secos, ressecados, loiros e com mechas ou luzes. Dessa forma, lavar as madeixas somente com o condicionar pelo menos uma vez na semana consegue recuperar a vitalidade e a saúde capilar sem que se precise recorrer a hidratações e outros tratamentos de salão.

Por fim, vale o lembrete: em caso de qualquer reação adversa, interrompa o procedimento. Na dúvida, recorra à ajuda de um profissional.

Você já tinha ouvido falar no co-wash? Acha que vale a pena recorrer à técnica? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
condicionador
lavagem sem shampoo
hidratação
saúde capilar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ