Cabelos

26/11/2014 08:00 - Atualizado em 04/12/2016 01:34

Caspa: Identifique as causas e combata o problema

Caspa pode ser provocada por fatores físicos e emocionais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A caspa, nome popular da dermatite seborreica, é uma doença que pode trazer mais constrangimento do que problemas físicos. Ela deixa um rastro de descamação aparente na roupa e no cabelo e pode provocar pele avermelhada, oleosidade, coceira e ardor.

Principais causas da caspa

Os principais desencadeadores da caspa são:

- Pele oleosa

- Estresse

- Um fungo chamado Pityrosporum ovale, que vive normalmente na pele

- Condições médicas e medicamentos

- Tempo frio e seco

- Mudanças bruscas de temperatura

- Alterações hormonais.

caspa

Quais são os fatores de risco?

Pessoas com idades entre 30 a 60 anos e recém-nascidos têm mais chances de desenvolver a caspa. Essa doença é mais encontrada em homens do que mulheres, e costuma aparecer em indivíduos com a pele oleosa.

Confira mais algumas condições que podem aumentar as chances de você desenvolver a saborreia:

- Acne

- Aids

- Alcoolismo

- Depressão

- Transtornos alimentares

- Epilepsia

- Ataque cardíaco ou AVC prévio

- Doença de Parkinson

- Psoríase

- Rosácea.

O aparecimento da caspa pode ser controlado a partir do uso de shampoos anticaspa, famosos por conter princípios ativos capazes de diminuir o aparecimento das sujeirinhas. Existem também remédios orais, que podem ser indicados por uma dermatologista. Eles são mais fortes e devem ser indicados nos casos onde a descamação do couro cabeludo for muito forte.

Como prevenir a caspa

Na hora de lavar os cabelos, prefira a água morna ou gelada. Jamais lave os cabelos com água quente, já que ela pode aumentar a oleosidade e a produção de seborreia. Assim que você terminar de lavar os seus fios, seque os cabelos com o secador também na temperatura morna ou fria.

Se você ainda usa shampoos e condicionadores normais, escolha as versões específicas para a seborréia. Elas garantem uma retirada das pequenas escamadas perdidas e também pode cessar a doença com o uso contínuo.

A coceira é um dos sintomas da doença. Jamais coce com força o seu couro cabeludo com a unha. Na hora de aliviar esse sintoma, passe os dedos levemente na região, fazendo uma massagem.
Tome sol. Essa atitude deixa os seus cabelos nutridos.

Muitas pessoas nem desconfiam que estejam sofrendo com a caspa. Comentar com alguém da família caso você esteja sentindo muita coceira em sua cabeça é uma forma de fazer com que a seborréia seja tratada desde o começo do surto.

Ir a uma dermatologista contar o estado do seu problema é uma efetiva forma de evitar que a doença se torne insuportável. Nem sempre comprar produtos como shampoos pode ser a melhor opção. Dê preferência para a visão de uma médica que entende os diferentes graus da doença, indicando para você o melhor tratamento.

Gosta das nossas beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
oleosidade
pele
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ