Cabelos

04/05/2015 09:48 - Atualizado em 15/11/2016 08:39

Cabelo misto dá trabalho: Saiba como tratar as madeixas

O cabelo misto deve ser lavado com shampoos neutros e específicos para oleosidadade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sendo considerado um dos tipos de cabelos mais complicados de cuidar, o cabelo misto é ressecado nas pontas e oleoso na raiz. Juntando as peculiaridades dos cabelos secos e oleosos, os fios mistos carecem de cuidados diários.

Aplicar shampoo a seco ou talco e hidratar as pontas são alguns cuidados indicados para esse tipo de madeixas. Quer saber mais? Confira.

cabelo misto

Cuidados básicos com o cabelo misto

Por contar com raiz oleosa e pontas secas, a lavagem do cabelo misto é complicada. Para conseguir retirar toda a oleosidade depositada na raiz, utilize shampoo específico para cabelos com tendência a oleosidade. Para não agredir os fios, use água morna ou fria. Assim, de quebra, você evita a produção de oleosidade exagerada, causada pela água quente.

Para garantir a remoção de todos os resíduos do dia a dia, siga este passo a passo:

1. Ao entrar no chuveiro, verifique a temperatura da água. Se estiver morna, comece a umedecer o cabelo.

2. Com os cabelos inteiramente molhados, aplique uma pequena quantidade de shampoo neutro para crianças. Esse é o produto que irá retirar os excessos depositados em sua raiz. Não esfregue as pontas. Deixe o shampoo agir por um minuto e retire com água abundante.

3. Em seguida, espalhe o shampoo para cabelos oleosos em sua raiz. Esfregue com as pontas dos dedos, lembrando de se concentrar apenas na raiz. Deixe agir por mais um minuto e retire com muita água.

4. A lavagem dos fios deve ser feita sempre que a raiz apresentar oleosidade acentuada. Ao longo do dia, nos momentos em que você não terá tempo para ir ao banho, utilize o shampoo a seco. Existem opções “pocket”, específicas para levar dentro da bolsa.

5. Outra opção é o talco. Esse antigo hábito é utilizado para esconder a oleosidade concentrada na raiz. Garantindo um efeito matte, o produto consegue reter a oleosidade.

Apesar de extremamente eficaz, o pó pode ficar aparente nos fios, principalmente em cabelos escuros. Além disso, o excesso durante a aplicação pode ocasionar o entupimento dos folículos pilosos, locais onde os cabelos crescem. Para evitar essa complicação, utilize o produto com moderação, somente em emergências.

6. Condicione as pontas. Unindo as pontas e protegendo os fios da perda de nutrientes, o condicionador é elemento imprescindível nos cuidados básicos com o cabelo misto. Aplicado com cuidado apenas nas pontas - das orelhas para baixo -, o condicionador deve agir por aproximadamente três minutos nos fios.

Para potencializar a hidratação e desembaraçar o cabelo, utilize um pente fino durante o processo.

7. Uma vez por semana, aposente o condicionador e se jogue nas máscaras capilares. Específicas para o tratamento dos cabelos ressecados, as máscaras surgem como opção caseira para deixar o cabelo misto controlado. Para evitar o maior aparecimento de oleosidade, aplique as máscaras apenas nas pontas.

Outros cuidados com o cabelo misto

- O uso de secador de cabelos e chapinha deve ser controlado. Para não ressecar os fios, aplique produtos termoprotetores.

- Evite passar as mãos nos cabelos. O contato dos dedos com a raiz pode causar mais oleosidade.

- Utilize óleos hidratantes nas pontas para evitar o frizz e o ressecamento ao longo do dia.

Tem mais alguma dica? Conte para nós! E não esqueça que sempre tem novidade para sua beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
oleosidade
shampoo a seco
lavagem
pontas secas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ