Cabelos

25/09/2014 03:34 - Atualizado em 08/12/2016 01:02

Cabelo caindo demais? 5 truques para você amenizar o problema

Constituído da proteína queratina, cabelo caindo demais é sinal de alerta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Compondo a moldura do rosto, os cabelos refletem a sua personalidade e desejos de mudança. Sejam loiros, pretos, castanhos ou ruivos, se você notou no banho o seu cabelo caindo demais, provavelmente está com problemas.

cabelo-caindo-demais

As causas para o cabelo caindo demais podem se internas ou externas. Alterações nutricionais, manifestações genéticas, irregularidades hormonais e inflamações no couro cabeludo podem ser causas que vem de dentro do próprio corpo.

Ameaças externas, basicamente causadas pelo próprio ser humano, são extremamente prejudicais aos fios. Entre elas, estão o exagero de força ao pentear os fios, o uso excessivo de cremes para hidratar, tratamentos químicos (alisamentos) e também a chapinha e secador. O resultado dessa agressão são fios finos, com crescimento lento e menos força.

Do que o cabelo é constituído? O cabelo é formado por uma proteína, chamada de queratina. O fio é contêm por camadas lamelares (escamas) superpostas e com córtex (canal) central. A parte viva está dentro do couro cabeludo. A parte externa, que enxergamos, é chamada de haste capilar.

Quando o cabelo caindo demais é problema?

Qualquer pessoa pode perder cerca de 100 fios diariamente - desde que haja a reposição dos fios. É importante lembrar também que o nosso cabelo tem fases: em algumas caem mais e em outras menos. Apesar disso, na calvície, além da queda ocorre um afinamento dos fios e a atrofia dos folículos, impossibilitando o crescimento.

Tratamentos para o cabelo caindo demais

Cabelo caindo demais é sinal de péssima alimentação. Para turbinar os seus fios, a sua dieta deve ser repleta em proteínas e vitamina B. Nutrientes como zinco, cobre e selênio auxiliam na constituição dos fios e são encontrados em nozes, amêndoas e castanha-do-pará.

Outra dica para não ter o seu cabelo caindo demais é cuidar ao pentear. O fio molhado, apesar de ser mais fácil para desembaraçar, pode quebrar mais fácil. Isso acontece porque ele está com a sua elasticidade máxima. Para facilitar o atrito e não causar grandes quebras, existem produtos como o silicone e óleos capilares.

Se você está sentindo o seu cabelo caindo demais, produtos como tônicos e xampus fortalecedores podem ser eficazes em casos mais simples, onde agressores externos (citados na matéria) estão afetando os fios.

A lista a seguir é indicada para casos mais graves de queda de cabelo:

1 - Carboxiterapia: Injeção de gás anidro carbônico (CO2) onde existem as quedas. O tratamento possibilita uma maior circulação de oxigênio, trazendo mais nutrientes até a raiz.

2 - Infiltração com corticóide: O corticóide é injetado onde existe a calvície. Esse tratamento estimula a circulação e combate a inflamação do couro cabeludo.

3 - Laser de baixa potência: Com a luz, os fios ficam durante mais tempo na fase do crescimento.

4 - Tratamento clínico: Inclui o lazer de baixa potência, loção com minoxidil a 5% e cápsulas de vitaminas.

5 - Transplante de cabelo: É uma cirurgia onde são implantados novos fios. A técnica tem valor aproximado de R$ 10 mil.

Gostou da matéria? Comente! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook!

TAGS
fios
queda
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ