Cabelos

14/11/2015 01:35 - Atualizado em 01/12/2016 01:16

Aprenda como fazer um banho de brilho nos cabelos

Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a deixar os fios mais brilhosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Madeixas iluminadas são o sonho de toda mulher. Além de investir em shampoos e condicionadores de boa qualidade, a gata também precisa cuidar da hidratação dos fios. Aprender como fazer um banho de brilho em casa é uma forma prática e econômica de manter a beleza sem gastar demais com salão.

mulher loira que sabe como fazer um banho de brilho em casa

O banho de brilho é recomendado para quem deseja fios com um aspecto saudável e natural. O procedimento deve ser feito uma vez por mês, sempre que você notar que as madeixas estão opacas, quebradiças e com toque endurecido.

Sejam naturais ou não, os fios que passam pelo banho de brilho ficam com a cor realçada e iluminada. O tonalizante, um dos cosméticos incluídos na receita caseira, ajuda a colorir de forma suave as madeixas, garantindo uma tonalidade mais viva da raiz às pontas.

De acordo com a assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Tatiana Steiner, outra opção para recuperar o viço é aplicar finalizadores à base de silicone, sprays de brilho, óleos vegetais com silicone, reparadores de pontas ou máscaras capilares. Eles ajudam a deixar a cutícula, camada externa do fio, mais hidratada e bem-cuidada.

Saiba Mais
Reconstrução orgânica diminui o frizz e recupera o brilho
Conheça os produtos ideais para um banho de brilho no cabelo
Manteiga de karité faz bem para a pele e para os cabelos

Aprenda como fazer um banho de brilho

Em meia hora, você transforma os seus fios e garante um visual de arrasar. Confira:

Materiais:

- Tonalizante sem amônia

- Máscara de hidratação branca

- Água

- Shampoo antirresíduos

- Fixador

- Spray termoprotetor

- Óleo reparador de pontas.

Como fazer:

Molhe os seus cabelos com água morna. Aplique uma pequena quantidade de shampoo antirresíduos em sua mão e faça espuma. Espalhe o produto na cabeça com movimentos circulares. Concentre-se principalmente na raiz do cabelo, local onde fica concentrada a oleosidade. Remova tudo com água.

Misture bem o tonalizante, a água e o fixador. Depois, acrescente três colheres de máscara de hidratação e mexa até ficar uniforme. Separe o cabelo em mechas e aplique. Comece pela raiz e puxe para o comprimento. Assim que terminar, deixe agir por aproximadamente 30 minutos.

Em seguida, lave os cabelos com água abundante. Seque os cabelos com uma toalha, aplique spray termoprotetor e finalize o processo com o secador. Para terminar o banho de brilho, use óleo reparador nas pontas.

como fazer um banho de brilho alimentação com carnes

Boa alimentação rende cabelos saudáveis

Não é segredo para ninguém. Além de fazer um banho de brilho, a alimentação ajuda a manter a cabeleira hidratada e mais bonita. Se você vive de dieta e costuma cortar ingredientes do cardápio por conta própria, lembre-se que isso pode enfraquecer e inclusive causar a queda de cabelos.

Segundo a dermatologista Tatiana, “a dieta precisa ter proteínas, carboidratos e vitaminas” para garantir o fortalecimento capilar. Confira alguns nutrientes essenciais e veja onde encontrá-los.

- Zinco: frutos do mar, couve, gérmen de trigo, castanha e frango

- Vitamina A: ovo, agrião, cenoura e espinafre 

- Ferro: carne, feijão e verduras verdes

- Vitamina B12: Carne, fígado, queijos e ovo

- Demais vitaminas do complexo B: grãos, nozes, legumes e cereais integrais

- Aminoácidos (lisina, cisteína e prolina): carnes 

- Betacaroteno: vegetais alaranjados ou com folhas verde-escuras

- Ferro: carnes, ovo, ervilha, lentilha, grão-de-bico, beterraba e feijão.

As cápsulas de vitaminas e minerais só devem a solução se for detectada uma carência no organismo, “o que é comum para quem faz dieta de emagrecimento por tempo prolongado, regimes severos e cirurgias bariátricas ou tem anemia”, explica a médica. Jamais aposte em medicamentos sem indicação profissional.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cabelos brilhosos
saúde capilar
hidratação
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ