Cabelos

16/07/2014 05:00 - Atualizado em 12/10/2016 03:35

Aprenda como escolher e aplicar os produtos para cabelos oleosos

Xampu antioleosidade é o mais importante entre os produtos para cabelos oleosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cabelos oleosos são um desafio para quem quer manter suas madeixas belas no dia a dia. Produtos para cabelos oleosos devem ser utilizados da forma correta e precisam ser escolhidos com cautela.

Como escolher produtos para cabelos oleosos

O primeiro passo para escolher produtos para cabelos oleosos é identificar devidamente seu tipo de cabelo.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A oleosidade excessiva nos cabelos decorre de uma disfunção no manto hidrolipídico, que aumenta a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Sinais desse tipo de problema incluem brilho excessivo, coceira no couro cabeludo, caspa e descamação. 

Mas não é tão simples: você pode ter cabelos oleosos e pontas ressecadas, por exemplo. Nesse caso, o uso de xampus ou condicionadores para cabelos ressecados pode deixar a base dos cabelos ainda mais oleosa.

O mais importante entre os produtos para cabelos oleosos é o xampu antioleosidade. Ele é essencial para que você possa desobstruir e eliminar as pequenas partículas de gordura dos folículos e nutrir os fios de maneira adequada.

Dicas para usar os produtos para cabelos oleosos

Além dos xampus, existem também condicionadores e produtos específicos de diversas marcas. Veja algumas dicas para o uso dos produtos para cabelos oleosos:

1. Para melhorar a aparência dos fios e retirar sua oleosidade excessiva, uma dica importante é apostar em produtos com queratina e ácidos cítricos.

2. Não exagere na hora da aplicação de qualquer condicionador. Aplique-o da metade da raiz para as pontas.

3. Se a raiz é oleosa, experimente aplicar o produto na raiz com o couro cabeludo seco e enxágue depois.

4. Muitas mulheres têm fios ressecados nas pontas e acabam se atrapalhando na hora de definir o melhor tratamento. Existem produtos para cabelos oleosos que são específicos para esse tipo de caso. 

5. Evite água muito quente na hora de lavar os cabelos. Essa prática eleva a produção de óleo das glândulas sebáceas, o que resulta em cabelos ainda mais oleosos. O ideal é enxaguar com água fria.

6. Escolha um produto que trate da raiz ao fio do cabelo desobstruindo todas as partículas de gordura pelo caminho e nutrindo o bulbo capilar.

7. Uma vez por semana, você pode usar xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar.

8. Lave os cabelos diariamente.

9. Não importa se é máscara hidratante, condicionador ou leave-in: aplique da metade da raiz para as pontas. Fique bem longe do couro cabeludo.

10. Mantenha uma alimentação balanceada, com pequena ingestão de gorduras e frituras.

11. Não durma de cabelo molhado.

12. Evite o uso de xampus 2 em 1, pois o condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas.

13. Evite o uso de toucas e chapéus.

14. Não fique passando a mão no cabelo, pois isso pode estimular a produção de óleo e intensificar o problema.

Consulte um dermatologista

Se você não conseguir reduzir a oleosidade de seus cabelos com essas dicas, você deve recorrer a um dermatologista. O médico poderá lhe indicar os produtos específicos que atuarão de forma mais eficaz no seu caso e terá a oportunidade de lhe mostrar como lavar e hidratar o cabelo de uma forma que não estimule a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

E aí, gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ