Cabelos

08/07/2014 08:30 - Atualizado em 08/12/2016 05:21

Aprenda como diminuir o volume do cabelo

Descubra como diminuir o volume do cabelo com dicas e cuidados diários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cabelos volumosos têm o seu charme se a pessoa souber tirar proveito – eles podem ser muito belos e chamar a atenção. Uma coisa é certa: eles dão trabalho. Mas há como diminuir o volume dos cabelos e domá-los, com muitas técnicas e cuidados a serem tomados diariamente.

Como diminuir o volume do cabelo

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Veja algumas dessas dicas e saiba como diminuir o volume do cabelo:

Xampus

Existe uma série de produtos no mercado que são próprios para cabelos volumosos. Os xampus e condicionadores têm efeitos imediatos, como diminuir o volume do cabelo já no banho.

Hidratação

A hidratação é fundamental para qualquer tipo de cabelo, seja liso, volumoso, oleoso, seco ou como for. Ela dá a garantia de que seus fios sejam saudáveis e, como consequência, controla o excesso de volume. Isso porque, muitas vezes, o cabelo arma devido ao ressecamento excessivo, que torna os fios mais porosos e frágeis. Com a hidratação, os cabelos recebem de volta proteínas e aminoácidos, ajudando a selar a cutícula dos fios e diminuindo o volume.

Leave-in

O leave-in ou condicionador sem enxágue é imprescindível para quem tem cabelos volumosos. Ele está disponível em diversas versões, que garantem cachos definidos, hidratação, efeito anti-frizz, maciez, facilidade para pentear, movimento natural e outras funções. O leave-in é um aliado ainda para cabelos lisos e pouco ondulados que armam de repente quando secam naturalmente. A aplicação do produto pode ser feita nos fios úmidos ou secos, dependendo da necessidade. É importante que seja aplicado apenas em pequenas quantidades, cuidando para não ficar com um aspecto pesado devido ao excesso.

Pomada e mousse

As pomadas e mousses finalizadores podem ajudar a combater a aparência volumosa dos seus cabelos. No caso da pomada, deve ser utilizada com parcimônia. Utilize-a de acordo com as recomendações da embalagem, com os fios secos ou úmidos. O mousse é um finalizador bem versátil, pois pode diminuir o volume ou aumentá-lo, dependendo da maneira como você utiliza. Ele pode dar peso aos fios, evitando que o cabelo se arme.

Secar

Tome cuidado na hora de secar o cabelo. Mas não esqueça dessa parte. Se você sair na rua com os cabelos úmidos, pode vir um vento e estragar toda a sua preparação. Jamais utilize toalha para secar o cabelo, pois a fricção pode trazer o volume. Você pode usar um jato do secador na direção do crescimento natural dos fios, de cima para baixo, com um ajuste de vento de pouca intensidade e temperatura quente. Para cabelos mais crespos e cacheados, a indicação é secar com um bico difusor, que faz o vento sair em espiral.

Pentear

Para evitar que o cabelo se arme, penteie ou escove os fios molhados. Quando você faz isso com eles secos, os cachos se desmancham em menores, o que acentua o volume. Use escovas de cerdas flexíveis e um pente com dentes largos para evitar a quebra de fios e controlar o cabelo.

Corte

Por fim, você deve saber que um corte de cabelo bem pensado pode tomar proveito do volume ou então escondê-lo. Um corte ideal para cabelos volumosos não pode ter muitas camadas, pois isso tira o seu peso e aumenta o aspecto volumoso.

Gostou do artigo ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ