Cabelos

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 09:40

Aprenda a dar volume ao cabelo com 7 truques fáceis

Métodos para dar volume ao cabelo são simples e podem ser feitos em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Enquanto algumas mulheres buscam tratamentos que alisem seus cabelos, outras buscam tirar o efeito liso dos fios, deixando-os mais encorpados e volumosos. O que muitas delas não sabem é que receitas caseiras e pequenas mudanças nos hábitos diários podem dar volume ao cabelo sem muito trabalho.

dar volume ao cabelo
Uso correto do secador ajuda a dar volume ao cabelo. Foto: Shutterstock

Métodos simples ajudam a dar volume ao cabelo

Transformar o seu cabelo e aumentar o volume não é difícil. Com criatividade, é possível chegar ao estilo desejado de forma rápida e fácil, mudando o look de forma impactante. Quer saber como? Confira nossos truques e dê um up no seu visual.

7 Truques para dar volume ao cabelo

Veja abaixo:

1 - Adstringente

Se você quer dar volume ao cabelo, o passo inicial é saber que não pode haver resquícios de produtos nos fios. Qualquer gotícula de condicionador que reste pode deixar o cabelo pesado, impedindo que ele ganhe o efeito armado que você deseja. Os adstringentes são produtos que retiram todas as impurezas dos fios, deixando-os leves. 

Para obter o efeito de limpeza profunda, espalhe pelos cabelos uma mistura com meio copo de vinagre de maçã e 1 litro de água destilada. O tratamento deve ser feito após a lavagem com shampoo. Repita a ação a cada 2 semanas, sem utilizar condicionador nestes dias. 

2 - Produtos certos

A lavagem correta dos fios é o primeiro passo para dar volume ao cabelo. Lave os cabelos com shampoos e condicionadores específicos para encorpar os fios. Há poucos produtos no mercado cosmético para deixar os fios volumosos, e por isso os que existem não são tão baratos, mas a maioria funciona. Você vai notar a diferença. 

Se quiser potencializar o efeito do seu shampoo, adicione a ele uma colher de sopa de gelatina em pó incolor. Além de deixar o cabelo mais volumoso, a gelatina ainda é fonte de colágeno, que deixará os fios mais hidratados e fortes. 

3 - Secagem

A umidade também impede os cabelos de ficarem volumosos. Quando ela se acumula sobre os fios, produz um efeito de peso que os empurra para baixo. Seque os cabelos sem deixar resquícios de umidade nos fios. Durante o processo utilize escovas grossas para elevar a raiz dos fios, direcionando o jato do secador para o couro cabeludo. 

4 - Jato frio

Mesmo que sua lavagem seja perfeita e que você seque os cabelos da forma indicada, existe um finalizador sem o qual você não conseguirá dar volume ao cabelo. Quando você tiver secado e modelado seus fios da forma desejada, ative o jato frio do secador e aplique nas madeixas, direcionando para o sentido contrário do nascimento dos fios. 

5 - Acessórios

Um dos modos de dar volume ao cabelo é a utilização de acessórios, como os bobes. Com os fios ainda quentes do secador ou da chapinha, ou úmidos pelo banho, enrole pequenas mechas em bobes médios ou grandes. O importante é enrolar no sentido contrário ao do nascimento dos frios. Caso você não tenha os rolos à mão, faça um coque no alto da cabeça, prendendo até as pontas dos fios.

6 - Mousses

Para finalizar o caminho em busca de cabelos volumosos, é preciso fazer uso daquela ajudinha cosmética. As mousses e os shampoos a seco são fundamentais na hora de fixar os fios e deixá-los com um efeito mais armado. Para a mousse, uma quantia equivalente ao tamanho de uma bola de tênis de mesa. Com o shampoo a seco, levante os fios e aplique jatos a uma distância de 15 cm.

Dar volume ao cabelo
Quantia de mousse não deve ultrapassar tamanho de bolinha de ping pong. Foto: Shutterstock 

7- Corte

O fato é que nem sempre estes passos resultarão no efeito desejado. Isso acontece porque fios com cortes retos e inteiros não adquirem volume. Invista em penteados repletos de camadas. Peça ao seu cabeleireiro que comece a desfiar os fios na altura do contorno do rosto. Quanto mais camadas tiverem os fios, mais você conquistará um efeito volumoso.

Leia também:

Quer aprender a fazer uma trança lateral?

Splashlight: Uma técnica para iluminar os cabelos

Cabelos oleosos: Como tratar os fios no inverno

Cabelo platinado: Veja como encontrar o tom perfeito

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ