Cabelos

28/11/2015 07:39 - Atualizado em 19/12/2016 01:02

4 dicas: Saiba como definir os cachos de vez

Hidratação, escolha de produtos e até o tipo de corte de cabelo ajudam na tarefa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Domar os cabelos cacheados nem sempre é uma tarefa fácil, mas, se você acha que a única solução é alisar as madeixas, está muito enganada. Com alguns cuidados diários e um pouco de tempo e dedicação, é possível aprender como definir os cachos e viver feliz, com fios saudáveis e bonitos.

As ondas dos cabelos dificultam a chegada da oleosidade natural até as pontas, deixando um aspecto mais ressecado. Isso prejudica a forma dos cachos e até a saúde dos fios. Por isso, cuidados principalmente com a hidratação são indispensáveis. Saiba mais a seguir.

mulher que sabe como definir os cachos exige a cabeleira

Saiba como definir os cachos

1. Fuja dos shampoos com sal

Na hora de lavar os cabelos, evite os produtos com sal, ou lauril sulfato de sódio (ou LSS), como pode estar descrito no rótulo. A substância, adicionada aos produtos para fazer mais espuma durante a lavagem, tira o brilho dos fios e aumenta a elasticidade deles.

O uso de shampoos sem LSS promove uma limpeza mais profunda dos cabelos, retirando restos de outras lavagens sem agredir as madeixas. Com isso, acaba com o aspecto pesado dos fios e ajuda a definir os cachos, deixando-os mais maleáveis.

2. Deixe a escova de lado

Esqueça a escova e o pente de vez em quando e utilize os dedos para desembaraçar os fios, evitando danificá-los. Além disso, uma boa dica também é usar um pente de dentes largos depois de aplicar o condicionador ou durante a hidratação. Passe-o em todo o comprimento, desembaraçando as mechas com cuidado.

3. Use creme para pentear corretamente

Os cremes para pentear ajudam a definir os cachos, mas é preciso dosar a quantidade. Quando aplicados em excesso, deixam os fios empapados, sem movimento e com aparência suja. Para evitar isso, jogue todo o cabelo para a frente e espalhe o creme nas mãos, aplicando do comprimento em direção às pontas. Depois, tire o excesso com uma toalha, mas sem torcer os fios.

4. Seque com um difusor

Outra dica é utilizar um difusor para secar e definir os cachos, diminuindo também o volume dos fios. Use o acessório encaixado no secador em velocidade mínima e em temperatura máxima para que os cabelos sequem somente com o calor, e não com o vento.

Saiba Mais
Fitagem dá maior definição aos seus cachos
Veja dicas de hidratação para cabelos cacheados
8 dicas para você usar o modelador de cachos

Principais cuidados para cabelos cacheados

Para ter sucesso na hora de definir os cachos, outros fatores são fundamentais. Os cabelos precisam estar saudáveis, hidratados e com o corte certo para que fiquem com o aspecto bonito e alinhado. E isso exige tempo e dedicação para alguns cuidados especiais.

Como os cabelos cacheados são mais ressecados, fazer hidratações regularmente é muito importante, pois isso deixa os cachos mais macios e brilhantes. Para cabelos finos é mais indicado usar cremes extraídos de óleos vegetais, como o de amêndoas. Já os fios mais grossos, por serem mais pesados, podem apostar em cremes mais consistentes e densos.

Prefira os cortes repicados, que definem os cachos e reduzem o volume sem tirar o peso dos fios. Evite cortes retos, que aumentam o volume e tiram a definição, e também cortes desfiados, pois tiram o peso das pontas, necessário para dar forma ao cabelo.

Gostou das dicas de beleza? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
definição dos fios
cabelo cacheado
cabelo crespo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ