Terceira Idade

18/08/2015 08:12 - Atualizado em 09/11/2016 07:37

Yoga nidra: Técnica de relaxamento melhora a qualidade de vida

A prática oferece um momento para recarregar as energias e tornar a rotina diária mais leve.

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Redação

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Os efeitos terapêuticos são os grandes destaques da yoga nidra. Essa modalidade faz parte da yoga tradicional, propondo, além das asanas (posturas), a técnica de relaxamento.

As principais modalidades de yoga contêm em sua aula uma prática para relaxar. Porém, a yoga nidra propriamente dita foi criada por Swami Satyananda Saraswati, um mestre indiano. Conheça mais e saiba como melhorar seu estilo de vida.

idosa deitada praticando yoga nidra

Conheça a yoga nidra

Anderson Allegro, instrutor de yoga há mais de 30 anos, explica que nesta técnica é trabalhado o relaxamento profundo. Para isso, usam-se vários instrumentos, como visualização de imagens, percepção do corpo, despertar de sensações e treinamento dos sentidos. “O exercício é feito deitado e imóvel”, esclarece o profissional.

Anderson conta que na yoga nidra é muito importante ter uma voz lhe conduzindo. Por isso, ela é praticada como parte das aulas de yoga ou como uma técnica especial, com um instrutor treinado conduzindo a prática. Além disso, ela também pode ser feita com o auxílio de um CD gravado.

Entre os benefícios da técnica, o instrutor cita o sono reparador, em um curto espaço de tempo. “Além de reeducar nosso sono, essa técnica harmoniza todo o complexo corpo e mente”, completa o especialista.

Nossa mente está constantemente exposta a uma quantidade excessiva de estímulos, o que pode deixá-la instável e cansada. A yoga nidra ajuda a recuperar o equilíbrio mental e experimentar um descanso profundo e reparador, como o produzido por horas de sono.

“O corpo é extremamente beneficiado. Ao movermos a consciência pelo corpo, despertamos a inteligência de cada área. Essa inteligência é a responsável por manter a saúde e o bom funcionamento de nossos órgãos e funções físicas”, conta Anderson.

As imagens que os participantes visualizam ativam o cérebro, expandem a criatividade e deixam uma sensação profunda de serenidade. A prática regular das sequências sistemáticas é um poderoso instrumento para remodelar a personalidade e estabilizar a mente.

Além disso, a técnica pode oferecer benefícios, inclusive, para a sua aula de yoga tradicional. Ao deitar-se, buscando o relaxamento profundo, o corpo resfria e restaura sua temperatura normal. Dessa maneira, você finaliza a aula com muito mais conforto.

A yoga na terceira idade

A yoga pode ser uma grande aliada para os idosos que buscam mais qualidade de vida. Com exercícios fáceis e gostosos de praticar, a técnica treina o equilíbrio e a respiração, exercita as articulações e colabora para manter a flexibilidade.

Todos esses benefícios refletem diretamente no dia a dia do praticante, prevenindo quedas e lesões, bem como proporcionando mais autonomia em sua rotina.

Que tal apostar em dias mais relaxados e aproveitar todos os benefícios da yoga nidra? Conte para nós o que você achou da prática. Reservar um tempo para cuidar do corpo e da mente é uma atitude muito positiva para levar o dia a dia com mais qualidade. E não esqueça de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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