Terceira Idade

09/10/2014 05:00 - Atualizado em 10/12/2016 09:56

Veja dicas para realizar uma peregrinação a Aparecida do Norte

Jornada rumo a Aparecida do Norte depende de planejamento para contornar desgaste físico.

POR Redação

Já pensou realizar uma jornada religiosa para Aparecida do Norte, que abriga o segundo maior templo católico do mundo? Confira abaixo nossas dicas para enfrentar a peregrinação até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Em 1940, missionários da Congregação do Santíssimo Redentor decidiram criar um grande espaço para o culto católico, maior do que uma simples igreja. Assim, surgiu a ideia para a construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Cinco anos depois, o projeto da obra, assinado pelo arquiteto Benedito Calixto Neto, foi levado até a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A comissão que examinou os papéis da Basílica a classificou como brilhante, e ela então começou a sair do papel.

A construção começou em 1955 e foi finalizada em 1972. Em sua primeira passagem pelo Brasil, em 1980, o Papa João Paulo II a abençoou. Quando voltou ao país, quatro anos depois, a tornou um Santuário Nacional.

aparecida-do-norte

O caminho até Aparecida do Norte

Desde que o Papa concedeu a sua benção à basílica, no dia 12 de outubro, a data virou feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Nesse dia, muitos peregrinos visitam o local para orar à Padroeira do Brasil.

A peregrinação é a jornada que religiosos fazem em devoção a sua religião ou santidade. Em Aparecida do Norte, os peregrinos chegam após percorrerem mais de 500 km.

Para poder contar aos amigos que você é um peregrino, é possível pagar uma taxa de R$5,00, assinar um atestado, preencher um formulário, seguir uma série de regras e obter o atestado. Estão disponíveis também um mapa, credenciais e uma lista de pousadas que fazem parte do convênio da peregrinação.

Dicas para rumar a Aparecida do Norte

Confira as principais informações sobre a jornada, dicas e suas regras:

- O primeiro passo deve ser dado antes do início da jornada. Vá ao médico e confirme se você não tem nenhum problema de saúde e se está apto para essa desgastante atividade até Aparecida do Norte.

- Separe um calçado adequado, que seja confortável e leve, além de uma mochila enxuta para carregar apenas o essencial.

aparecida-do-norte

- Tenha o cuidado de estar sempre hidratado. Leve consigo uma garrafa de água grande, para que você possa beber goles periodicamente.

- Um dos problemas dessas extensas caminhadas é que elas exigem um grande preparo físico. Assim, antes de começar essa aventura, comece, durante alguns meses, a realizar caminhadas diárias antes do percurso até Aparecida do Norte.

- Além do preparo com caminhadas, você pode optar também por diferentes exercícios aeróbicos, como pular corda.

- Lembre-se de planejar com cuidado seu percurso, de definir com antecedência suas paradas e de calcular bem o tempo que levará até lá. São mais de 15 dias de caminhada, desde os seus pontos mais distantes. Ao longo da jornada, você precisará se programar para se reabastecer com mantimentos e água e encontrar um lugar adequado para dormir.

- É a rota peregrina mais extensa do país, com 542 km, ao longo de dois estados e 29 cidades. A maioria dos peregrinos opta por percorrer todo esse trajeto a pé, sem apoio de qualquer meio de transporte. Existem pousadas, bares e outros estabelecimentos pelo caminho que irão carimbar as suas credenciais.

- Ao longo do caminho, placas amarelas orientam as pessoas quanto ao percurso que deverá ser seguido. 

- O último passo para adquirir o atestado é ir até a secretaria da Pastoral, em Aparecida, e autentificar todos os seus documentos.

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as atualizações do Vivo Mais Saudável.

TAGS
peregrinação
religião
atividade física
caminhada

Comentários