Terceira Idade

22/11/2015 08:00 - Atualizado em 01/12/2016 09:08

TRP: Exercícios de musculação também servem para idosos

Modalidade garante desenvolvimento de força, resistência e equilíbrio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Escolher uma estilo de vida saudável e ativo reflete positivamente no dia a dia de qualquer pessoa. Entre os idosos, as atividades físicas são ainda mais importantes, devido ao desgaste e ao enfraquecimento natural de músculos e articulações. O treinamento resistido com pesos (TRP) é uma opção para quem busca qualidade de vida aliada a saúde.

O termo se refere a nada mais que exercícios feitos na musculação, com a ajuda de pesos variados. O aumento da carga deve ocorrer gradualmente, mantendo-se a consciência corporal sobre os limites do próprio organismo. Confira.

idosos fazendo TRP

Entenda o TRP

O TRP melhora diversos aspectos da vida do praticante. O treino garante não só o aumento da força, mas também da resistência física, da coordenação motora e da flexibilidade. Com o passar dos anos, há um desgaste natural de ossos, articulações e músculos, e uma vida ativa colabora na minimização dos desconfortos decorrentes desse processo.

O treino de TRP deve ser orientado por um profissional da Educação Física ou um fisioterapeuta. É importante conhecer todos os problemas de saúde, as limitações, os traumas e as dores do indivíduo. A partir disso, o especialista poderá montar um treino variado, que trabalhe os diferentes grupos musculares com saúde, respeitando as limitações e as necessidades de cada um.

O treinamento resistido trabalha braços, pernas, abdômen e costas. Muito mais que beleza estética, ele oferece disposição e qualidade de vida na terceira idade.

Saiba Mais
Musculação para idosos pode aumentar qualidade de vida
Benefícios da hidroginástica para idosos vão além do preparo físico
Osteoporose demanda cuidados na hora de praticar exercícios físicos

3 benefícios dos exercícios para os idosos

Muitas pessoas pensam que a prática de exercícios físicos está associada exclusivamente à conquista de um corpo bonito, quando, na realidade, os benefícios vão muito além disso. Confira a seguir três pontos positivos para quem escolhe levar uma vida ativa na terceira idade.

1. Mais saúde para o organismo

A prática regular de exercícios físicos, como o próprio TRP, colabora para que o organismo fique fortalecido. Além de um sistema imunológico mais resistente a doenças, todos os órgãos acabam funcionando melhor. A prática regular dessas atividades diminui significativamente as chances de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.

2. Mais bem-estar e qualidade de vida

A terceira idade é o momento de desfrutar das coisas boas da vida. Para isso, é preciso que o idoso esteja cheio de disposição.

A prática de atividades físicas colabora com a melhora do humor. Durante o esforço, o cérebro libera endorfina, substância relacionada à felicidade. Além disso, atividades em grupo permitem que os praticantes conheçam outras pessoas e melhorem a confiança e a autoestima.

3. Cérebro fortalecido

Além de músculos mais resistentes e um organismo mais saudável, os exercícios físicos também colaboram para a manutenção do sistema cognitivo. Num momento da vida em que a lucidez e a clareza da mente são tão valorizadas, as atividades ajudam a manter a cabeça sempre jovem e cada vez mais sábia.

Depois de ficar por dentro dos benefícios do TRP na terceira idade, você não vai mais ter desculpas para ficar de fora! Conte para nós o que você achou deste artigo. E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
musculação
exercícios com pesos
força muscular
resistência física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ