Terceira Idade

31/10/2015 08:44 - Atualizado em 06/12/2016 02:18

Samadhi: Entenda a etapa mais avançada da yoga

Poucos alcançam esse estado, mas o processo já traz benefícios físicos e mentais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O samadhi é considerado a última etapa do processo da yoga, quando o praticante atinge a suspensão e a compreensão da existência, assim como a comunhão com o universo. No Budismo, a expressão faz referência ao estado de concentração da mente.

Kelly Regina Bregantini, professora de yoga e psicóloga, conversou com o Vivo Mais Saudável sobre o conceito e tirou algumas dúvidas sobre a chamada "meditação completa". Confira mais sobre os benefícios da prática.

praticantes de yoga em flor de lótus à espera do samadhi

Entenda o samadhi

Kelly explica que a definição exata do que é samadhi ainda não foi formulada, pois ele ocorre de formas diferentes para cada indivíduo. Segundo ela, a proposta é alcançar a união com o Supremo, com seu próprio Eu e com a autorrealização.

"É um processo de transformação da consciência. É a conexão com a consciência cósmica, um fluir em êxtase, felicidade pelo simples motivo de estar vivo", afirma a professora.

Existem várias definições para esse estado, de acordo com algumas linhas de estudos. Na raja yoga, significa superconsciência. Ele pode ser classificado em três categorias: savikalpa (com flutuação), asamprajnata (sem consciência) e nirvikalpa (sem flutuação). "Esses nomes só indicam o estado particular em que sua mente está durante a experiência de samadhi", explica Kelly.

No tantra, por sua vez, é tido como o despertar da energia kundalini, que segue pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia (chakras). Da mesma forma, na ashtanga yoga, que significa oito passos, a definição do conceito é de autorrealização.

Mas, afinal, quanto tempo é necessário para atingir esse estado? A professora de yoga esclarece que não existe regra. Esse é um processo de uma vida inteira e, mesmo assim, pode ser que alguns adeptos jamais cheguem lá.

"Em todo processo de yoga, meditação e autoconhecimento em que a pessoa está comprometida em entrar em contato com a sua verdade, ela está indo em busca de samadhi. Esse processo já é muito importante e já traz transformações", conta Kelly.

infográfico chakras samadhi

Benefícios para o corpo e a mente

Dentre os benefícios, Kelly cita redução do estresse e da ansiedade, aumento da satisfação, melhor desempenho no ambiente de trabalho, diminuição da insônia e da depressão, aumento do bem-estar e da autoestima, estímulo da criatividade, da inteligência e da memória e fortalecimento dos sistemas nervoso e imunológico.

"Ou seja, todos os benefícios hoje já comprovados de quem pratica yoga e meditação. A diferença é a pessoa não apenas faz essas práticas por fazer, mas, sim, com a verdadeira busca da sua verdade, da conexão com o Supremo que habita cada um de nós", orienta a professora.

Qualquer pessoa que se dedique e queira realmente romper as barreiras de seu ego pode alcançar o samadhi. Porém, são poucas as que conseguem. É importante lembrar, ainda assim, que o próprio processo e a disponibilidade para entrar em contato consigo mesmo, passando pelos estágios de consciência da yoga, já oferece vantagens.

Saiba Mais
Acro yoga acalma a mente e eleva qualidade de vida
Conheça os benefícios vasculares do hot yoga para idosos
Yoga Sutra propõe visão da essência da vida e da sexualidade

"Não existe uma fórmula mágica para se alcançar esse estado de consciência cósmica suprema. O samadhi é uma representação do que seria essa verdade de que nós, meros mortais, ainda não conhecemos", explica a profissional.

Segundo ela, não adianta seguir um caminho supostamente certo e esperar por um milagre no final. A busca interna de desconstrução no dia a dia, para uma nova compreensão de si mesmo e do universo, é constante.

"A yoga e a meditação nos trazem técnicas e ensinamentos maravilhosos, mas o verdadeiro milagre acontece de dentro para fora. Autoconhecimento é o caminho. O caminho é subjetivo, não existem fórmulas iguais, que funcionem para todos. O caminho é espiritual", completa Kelly.

O que você achou deste artigo? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
consciência cósmica
autoconhecimento
meditação
benefícios da yoga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ