Terceira Idade

13/10/2015 04:47 - Atualizado em 10/12/2016 11:46

Saiba escolher o tênis para caminhada mais adequado

Usar o modelo certo ajuda a evitar lesões e aumenta o desempenho durante os exercícios.

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Redação

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Que fazer atividades físicas é importante para a saúde todo mundo já sabe. Mas, e na hora de escolher um tênis para caminhada, você toma algum cuidado especial? Pois deveria.

Se para muitas pessoas os recursos anunciados em propagandas de calçados não passam de marketing, a quiropraxista Stephanie Steigleder afirma que, ao escolher o modelo certo, o resultado é o amortecimento no impacto e, como consequência, o alívio na sobrecarga das articulações.

senhora na trilha com tenis para caminhada

Benefícios de escolher bem o tênis

A coluna vertebral de uma pessoa funciona como a dobradiça de uma porta: quanto menos for movimentada, mais “enferrujada” ela fica, compara Stephanie. O problema é que, com o passar dos anos, a tendência é que as atividades fiquem cada vez menos frequentes.

Ao impedir que isso aconteça, os exercícios físicos melhoram o movimento das articulações e a circulação sanguínea, além de evitar o sobrepeso e garantir mais qualidade de vida e disposição para o dia a dia.

Mas de nada adianta garantir esses benefícios quando eles aparecem acompanhados de lesões. É aqui que surge a importância de escolher o tênis certo para o seu corpo. Além de evitar problemas, você diminui o gasto exagerado de energia e aumenta o seu desempenho.

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E a dica não vale só para quem já chegou à terceira idade. Basta analisar como o corpo reage quando você caminha durante algumas quadras a mais com um sapato social ou de salto. Em pouco tempo, as dores aparecem não só nos pés, mas também nas pernas e nas costas.

Como escolher o tênis para caminhada

info tenis para caminhada

Conforme explica o ortopedista Thiago Soares dos Santos, especialista em coluna vertebral, os tênis de corrida e caminhada são classificados em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha.

De acordo com o seu pé, pisada e tipo de atividade, o modelo exige características específicas. Pessoas com um porte físico maior e que realizem atividades com mais frequência, por exemplo, devem escolher tênis mais resistentes.

“Já as pessoas que estão iniciando as caminhadas devem escolher tênis mais confortáveis, com uma base de suporte maior e com maior resistência e amortecimento, pois apresentam um ritmo de passadas lento, causando maior carga”, complementa.

Outro cuidado é com o grau de propanação, ou seja, o seu rolamento durante a pisada, que é influenciado pelo tipo de arco do pé. Ele pode ser:

- Normal: a adaptação é melhor com tênis que privilegiem estabilidade e amortecimento, devendo ter solado semicurvo

- Plano ou chato: a estabilidade e o controle de movimento devem estar em primeiro lugar, optando-se por um solado semicurvo ou plano

- Cavo: o amortecimento é a principal característica a se cuidar, juntamente com a escolha de um solado curvo.

Gostou das dicas? Agora é só achar o tênis mais adequado e se exercitar! Aproveite para continuar de olho nas novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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