Terceira Idade

10/11/2015 11:44 - Atualizado em 30/11/2016 11:50

Saiba como fazer alongamento corretamente

O alongamento é essencial tanto antes quanto depois da prática de atividades físicas.

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Redação

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Alguns movimentos básicos podem fazer muito pelo seu bem-estar. Descobrir como fazer alongamento pode ser uma maneira de aliviar dores e prevenir as temidas lesões na terceira idade.

Recomendados em qualquer fase da vida, esses exercícios ajudam a aliviar a tensão e garantem que o seu corpo esteja pronto para receber estímulos mais pesados. De acordo com Adriano Silva, professor da academia Smart Fit, a prática assegura qualidade de vida e sensação de relaxamento.

O alongamento não somente melhora e aumenta a capacidade funcional na terceira idade, como também auxilia no desenvolvimento de uma maior amplitude articular. Recomendados antes ou após a atividade física principal, os movimentos devem ser acompanhados pelo instrutor da academia. Veja como realizá-los sem erros.

idosa que sabe como fazer alongamento

Antes e depois

É indicado fazer alongamento antes e depois da atividade física. Porém, se praticado com o corpo “frio” - ou seja, sem o aquecimento prévio - você pode não aproveitar os benefícios. “O aquecimento antes do alongamento promove maior lubrificação articular e eleva a temperatura corporal”, destaca o educador físico.

Um dos principais erros durante o desenvolvimento das atividades é ultrapassar o limite articularSilva também lembra que todos os movimentos devem ser coordenadas por um instrutor formado em Educação Física. “Antes de iniciar, saiba que as posições devem ser feitas com o auxílio de um espaldar ou deve-se usar uma parede para se apoiar”, recomenda.

[[saiba_mais]]

Aprenda como fazer alongamento

Para acabar com todas as dúvidas e facilitar os seus treinos, o professor Adriano Silva preparou uma lista de alongamentos que garantem sensação de relaxamento e preparam o seu corpo para os movimentos da atividade física. Veja quais são eles.

Deltoides e tórax

Em pé, com o braço estendido e na altura dos ombros, apoie uma das mãos na parede, de modo que seu braço fique um pouco mais que 90 graus em relação ao seu tronco. Gradualmente e dentro do limite articular, efetue um giro para o lado oposto ao braço apoiado.

Grande dorsal

Em pé e de frente para o espaldar ou a parede, apoie ambas as mãos com os braços estendidos na mesma altura da cabeça. Sem tirar as mãos do espaldar, incline o tronco para a frente e para baixo, com uma leve flexão de quadril.

Quadríceps

Com somente um pé apoiado no solo, flexione o joelho da perna suspensa, direcionando para trás. O calcanhar deve estar junto ao glúteo. Segure a ponta do pé com uma das mãos.

Isquiotibiais

Em pé, com os pés no alinhamento dos ombros, deixe os joelhos estendidos. Flexione o quadril, direcionando o tronco à frente. Se possível, direcione as mãos junto aos pés.

Aprendeu como fazer alongamento? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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