Terceira Idade

14/12/2015 07:21 - Atualizado em 03/12/2016 03:01

Pratique panturrilha em pé e outros exercícios caseiros

A atividade física ajuda a melhorar a qualidade de vida do idoso.

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Redação

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As atividades físicas são importantes em todas as fases da vida. Na terceira idade, em especial, podem ser uma maneira de deixar o dia a dia mais leve, aliando bem-estar e saúde. Exercícios feitos em casa, como agachamento, panturrilha em pé e abdominais, são algumas alternativas.

É importante salientar que o treino caseiro deve ser feito de maneira cautelosa, reconhecendo os limites do próprio corpo. O ideal é contar com o apoio de um educador físico, principalmente no início, para que ele possa orientar a execução correta de cada movimento.

panturrilha em pé - senhora praticando exercícios

Aprenda panturrilha em pé, abdominal e muito mais

Os próprios móveis encontrados em casa podem se transformar em uma espécie de academia, fazendo as vezes de aparelhos. Confira alguns movimentos benéficos e fáceis de realizar no treino caseiro.

Panturrilha em pé

Para fortalecer as pernas, o exercício que trabalha a panturrilha em pé é muito simples. Basta ficar na ponta dos pés e retornar à posição inicial. O movimento pode ser feito no chão, para o caso dos iniciantes, ou utilizando-se um degrau, o que aumenta a amplitude. O grau de dificuldade deve ir progredindo gradualmente.

Abdominal

É necessário deitar de barriga para cima e manter as pernas flexionadas também para cima. As mãos devem chegar até a cabeça, mas sem erguê-la. A força do movimento é centrada nos músculos abdominais, e não na coluna ou na nuca. O praticante deve subir, elevando o tronco em direção as pernas.

Agachamento

O agachamento trabalha com os principais grupos musculares dos membros inferiores. No entanto, deve ser realizado de maneira correta e cautelosa para evitar lesões. Para os iniciantes, uma forma segura de praticar o exercício é utilizar o apoio de uma cadeira. Basta flexionar os joelhos como se fosse sentar-se na cadeira e voltar à posição inicial.

Braço

Para exercitar os braços, ter um par de halteres em casa pode ser uma boa alternativa. Existem diversos movimentos possíveis, que trabalham diferentes músculos. A rosca direta, por exemplo, é feita com os joelhos levemente flexionados e com os braços estendidos para baixo. O movimento é realizado elevando-se os halteres em direção aos ombros.

[[saiba_mais]]

Benefícios das atividades físicas na terceira idade

Ao longo dos anos, é natural que o corpo comece a perder a flexibilidade e força. Os exercícios físicos não só retardam esses desconfortos, como também contribuem para a prevenção de diversos outros sintomas da idade.

A prática regular de atividades físicas auxilia na prevenção de doenças crônicas, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento dos órgãos. Além disso, idosos que apostam em exercícios têm menos chances de sofrer com obesidade, diabetes, osteoporose e complicações cardíacas.

Quer mais? Pois saiba que as atividades físicas também refletem positivamente nas funções cognitivas, como memória e raciocínio, e podem, até mesmo, desacelerar a progressão do AlzheimerInclua a panturrilha em pé, os abdominais e outras atividades físicas na sua rotina. Seu corpo e sua mente agradecem!

Conhece outros exercícios caseiros fáceis? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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