Terceira Idade

27/01/2015 05:21 - Atualizado em 29/11/2016 05:20

Praticar esportes é fundamental para a qualidade de vida dos idosos

Mexer o corpo, mesmo que em atividade simples, podem melhorar a qualidade de vida dos idosos.

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Redação

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É inegável que os esportes exercem grandes benefícios em qualquer idade. Mas, quando praticados depois dos 60 anos, resultam em uma maior qualidade de vida dos idosos. Isso porque mexer o corpo sem exageros retarda os efeitos do envelhecimento, evita dores características da terceira idade e melhora a saúde física e mental.

qualidade de vida dos idosos

Qualidade de vida dos idosos aumenta a expectativa de vida

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, a expectativa de vida dos brasileiro aumentou de 71,3 anos para 74,9 anos, em comparação a 2003.

Esse aumento se deve à evolução da medicina e de todos os recursos que proporcionam uma maior qualidade de vida dos idosos. A prática dos esportes tem um importante papel nesse quesito.

Hidroginástica

Praticada totalmente dentro d’água, o esporte não força nenhuma articulação, além de ser uma atividade bastante divertida. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso saber nadar. Basta apenas seguir as instruções do professor.

Esse exercício melhora a circulação sanguínea, além de aumentar a força muscular. Para aqueles que estão acima do peso, é uma ótima maneira de queimar mais calorias, uma vez que, na água, demanda mais esforço com menos impacto.

Musculação

A musculação exige um pouco mais de esforço que a hidroginástica, mas, se praticada sob orientação, traz benefícios ainda maiores para os idosos. A prática é, em geral, realizada em academias ou mesmo em associações ou universidades que dispõem do serviço. Ela fortalece os músculos e ajuda a combater a depressão, diabetes, hipertensão e obesidade.

Ao trabalhar os músculos de maneira bastante específica, o idoso vai recuperando força em determinados membros a ponto de, a médio prazo, voltar a fazer atividades que há muito não fazia. Já as tarefas cotidianas passam a ser realizadas com menos dor e fadiga, características da idade.

Muitas cidades possuem as chamadas academias ao ar livre. O conselho é evitá-las quando não houver um profissional responsável por perto. Seguir os exercicios de maneira instintiva e sem orientação pode trazer sérios riscos à saúde - sem contar que, em caso de um mal súbito, em geral não há alguém habilitado para os primeiros atendimentos.

Qualidade de vida dos idosos passa pela diversão

Muitos não praticam esporte na terceira idade porque, realmente, nunca gostaram de qualquer tipo de exercício. Se esse é o seu caso, saiba que a qualidade de vida dos idosos nem sempre está trancada em uma academia ou associada a uma piscina.

Faça passeios

Organize pequenos passeios com os amigos. Se todos tiverem aproximadamente a mesma idade, fica mais fácil acompanhar o ritmo e reconhecer limites.

Caminhadas em parques, visitas a pontos turísticos, ou mesmo passeios programados por associações a trilhas e a outras cidades ajudam na luta contra o sedentarismo.

Frequente bailes

Os bailes na terceira idade, além de serem uma ótima oportunidade de encontrar ou fazer amigos, são um meio de se exercitar com diversão. A música, o ambiente descontraído e familiar e os passos de dança contribuem para a uma maior qualidade de vida dos idosos.

A dança melhora a circulação e o convívio social. Também ajuda a afastar problemas como ansiedade e depressão.

Brinque com crianças

Nem todos têm netos para brincar, mas, nesse caso, está valendo qualquer criança, tenha ela vínculos familiares ou não. As crianças adoram a companhia dos mais experientes e sempre lançam desafios em suas brincadeiras. Se as atividades estiverem longe de pôr em risco a sua saúde e a da criança. aceite passar mais tempo com os pequenos.

Caminhadas curtas, passeios, algumas voltas de bicicleta ou simplesmente brincar de esconde-esconde pelo pátio: tudo é válido na busca pela qualidade de vida dos idosos. Você vai se surpreender com o que pode aprender com os baixinhos.

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