Terceira Idade

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 05:16

Musculação para idosos pode aumentar qualidade de vida

Trabalho em academia ou ao ar livre garante saúde e disposição na musculação para idosos.

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Redação

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É fato que o Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional, e que em pouco tempo estará entre os países com maior índice de população idosa. Este crescimento tem proporcionado uma mudança significativa nos hábitos de vida da terceira idade, que está mais ativa e buscando novas atividades, como a musculação para idosos

A atividade física regular desenvolve, em indivíduos de qualquer idade, o aumento da autoestima e da qualidade de vida, diminuindo a incidência de doenças. A musculação é recomendada para idosos porque desenvolve a força muscular, que diminui com o envelhecimento, e melhora o desempenho destas pessoas nas atividades cotidianas.

musculação para idosos

Saúde e qualidade de vida com a musculação para idosos

De todas as atividades de reforço muscular, a musculação é uma das poucas que ajuda no aumento da densidade óssea, por utilizar exercícios de tração e peso. Além disso, ela protege o coração, auxilia na flexibilidade e na resistência, e facilita o controle da pressão arterial. Mas não podemos esquecer que a população idosa é mais frágil, e precisa de cuidados específicos. 

Os exercícios de musculação para idosos devem buscar fortalecer os músculos das pernas e da cintura. O importante nesta prática é a repetição e não a carga – que, se não for adequada, pode causar dores nos músculos e articulações. As sequências propostas nas academias favorecem a respiração correta e a circulação sanguínea. 

Muitos idosos não procuram as academias por conta de algumas doenças. Mas aí vai uma dica: a atividade física pode ser um combatente contra várias patologias. Os diabéticos, por exemplo, sofrem com a falta do hormônio insulina, produzido pelo pâncreas. A musculação, por sua vez, estimula a produção da insulina, e pode ajudar na luta contra a doença. 

musculação para idosos

O exercício físico é fundamental nesta etapa da vida. A musculação para idosos representa a melhora da qualidade de vida, através do aumento da disposição e da resistência. E ela pode ser aliada a outras práticas, como o ioga, o pilates e o treinamento funcional, que trabalham corpo e mente, promovendo uma sensação de bem estar. 

Musculação para idosos ao ar livre

As AALs - Academias ao Ar Livre, instaladas em praças e parque de centenas de cidades do Brasil, são uma opção prática e interessante para a prática de musculação para idosos. Os espaços foram criados pelas prefeituras, a fim de oferecer uma atividade saudável em locais frequentados por famílias inteiras. 

Nestes locais, além da atividade física, o idoso fica em contato direto com a natureza e com as demais pessoas que frequentam a academia. Os espaços servem para lazer e recreação, e favorecem o aumento da qualidade de vida de seus usuários. Muitos deles contam com a presença de educadores físicos, que acompanham e orientam os cidadãos. 

Os aparelhos utilizados nestas academias são indicados para pessoas que, com o passar do tempo, perderam a força muscular e o equilíbrio, por isso são muito utilizados por idosos. Os equipamentos não fazem uso de cargas extras, funcionando com o peso do corpo de cada pessoa. 

Apesar disso, atividades como a musculação para idosos mexem com uma série de grupamentos musculares e ósseos, e necessitam de atenção especial. Antes de iniciar, é preciso passar por uma avaliação médica que determine o real estado de saúde da pessoa. Além disso, o acompanhamento profissional é essencial para o cumprimento correto do exercício.

Vocês idosos, gostaram da dica? Quais outras atividades físicas vocês acham interessantes? Deixe a sua opnião.

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