Terceira Idade

11/10/2015 10:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:40

Melhore o condicionamento físico e conquiste mais saúde

Ter o corpo em dia facilita a realização de tarefas básicas do cotidiano.

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Redação

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Uma notícia surpreendente ganhou destaque na mídia do mundo inteiro, no último mês de setembro: um homem de 105 anos foi capaz de bater um recorde de corrida. O senhor Miyazaki é um exemplo de condicionamento físico em idade avançada.

O japonês completou uma prova de 100 metros rasos em apenas 42 segundos e 22 décimos, quebrando o recorde para a idade. Para ele, a marca deu margem para um novo desafio. Animado após a vitória, Miyazaki declarou em entrevista que pretende baixar o tempo e chegar perto de seu melhor índice: 34 segundos, conquistados aos 103 anos. Ele começou a correr aos 90.

idosos melhorando o condicionamento físico

Exercícios garantem uma viva melhor

O exemplo do senhor Miyazaki prova que o condicionamento físico pode ser mantido em todas as fases da vida. Até mesmo um idoso sedentário pode transformar seu corpo em um máquina saudável: basta apostar numa alimentação regrada e praticar exercícios físicos adequados. Antes de começar, porém, é indispensável realizar uma consulta médica.

Segundo Amauri Garcia, coordenador técnico da Fórmula Academia de São Bernardo do Campo-SP, alguns problemas de saúde podem impedir a plena realização dos exercícios. “O aluno primeiro precisa passar por avaliação com médico para saber se ele não tem nenhuma patologia que restrinja a prática de atividade física”, explica.

Em caso de limitações, o instrutor da academia pode desenvolver atividades adaptadas. Já quando o aluno está liberado, as práticas podem - e devem - ser iniciadas o mais rápido possível.

Para um melhor condicionamento físico,as atividades indicadas são variadas. “Musculação, caminhadas, aulas de dança, hidroginástica e também exercícios de alongamento”, destaca Garcia, são algumas delas. A última, em especial, pode ser orientada para idosos que reclamam de dores musculares frequentes.

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Condicionamento físico é sinônimo de saúde

Durante a terceira idade, o corpo perde tônus muscular, a capacidade respiratória diminui e a flexibilidade fica comprometida. É por isso que, especialmente nessa fase, a atividade física garante mais qualidade de vida.

“Ela é importe principalmente para as atividades da vida diária, como por exemplo conseguir se trocar sozinho, agachar para pegar algum objeto e até mesmo carregar uma sacola”, lembra o educador físico.

Para quem sofre com problemas psicológicos comuns à idade, a movimentação diária também é uma forma de aliviar os sintomas. “Ela auxilia na parte hormonal, liberando endorfina e não causando depressão, que é comum nessa faixa etária”, alerta Garcia. “Também ajuda na parte de sociabilização, já que muitos idosos são sozinhos, viúvos e têm filhos casados.”

O que você faz para manter o condicionamento físico? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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