Terceira Idade

15/11/2015 08:24 - Atualizado em 05/11/2016 09:46

Mais saúde! Treinamento suspenso fortalece o corpo

Fitas elásticas e o peso do próprio corpo garante um trabalho intenso da musculatura.

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Redação

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O treinamento suspenso é uma alternativa para quem busca uma atividade física diferente. Como o nome já sugere, os exercícios propõem que o praticante fique com parte do corpo suspenso do contato com o chão, exigindo força, resistência e equilíbrio.

A atividade faz com que o corpo ative suas fibras musculares, tanto dos músculos antigravitacionais, que oferecem estabilidade, quanto do core, cadeia muscular composta por abdômen, lombar, glúteos e pelve.

mulher praticando treinamento suspenso no parque

Como funciona o tratamento suspenso

Essa forma de exercício surgiu dentro dos campos de treinamento das Forças Especiais da Marinha dos Estados Unidos, como uma alternativa de treino possível em diferentes ambientes. Para promover o esforço físico, o atleta precisa de uma fita elástica, que deve ser presa a uma certa distância do solo. A partir daí, é só começar a movimentação, que usa o peso do próprio corpo do praticante.

A modalidade permite fazer um treino que trabalhe diferentes grupos musculares, mas, também é possível focar numa única área. O nível de dificuldade do treinamento suspenso pode variar, de maneira que os iniciantes comecem com movimentos mais simples e vão progredindo gradualmente.

Lembre-se: é importante apostar em diferentes movimentos, a fim de evitar a sobrecarga em determinada articulação.

Benefícios da modalidade

O treinamento suspenso pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária, desde que com cautela. O ideal é iniciar com o apoio de um profissional especializado, para aprender a execução correta dos movimentos.

Os praticantes desfrutam de benefícios diversos, mas os principais são a melhora na postura e na coordenação motora, melhor equilíbrio, redução na incidência de lesões, tonificação e definição muscular.

Além disso, quem está querendo eliminar algumas gordurinhas vai gostar dessa notícia: cerca de 40 minutos de treinamento suspenso podem queimar até 600 calorias. Claro que isso varia de acordo com o esforço feito durante o trabalho.

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Um cuidado importante envolve o início da modalidade. É importante que o indivíduo já tenha o hábito de praticar atividades físicas. Se esse não for seu caso, comece o preparo com caminhadas, corridas e outros exercícios. Assim, na hora de recorrer ao treino suspenso, seu corpo já estará mais apto para o esforço necessário.

Converse com um educador físico de confiança sobre a atividade e lembre-se de deixar claro qualquer detalhe sobre a sua saúde. Cada indivíduo precisa de um acompanhamento específico e, por isso, é importante ser honesto sobre dores, desconfortos ou lesões sofridas.

O que você achou dessa prática? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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força
equilíbrio
coordenação motora
tonificação

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