Terceira Idade

07/03/2016 01:00 - Atualizado em 03/01/2017 02:40

Jogos online divertem e funcionam como terapia

Além de divertidos, os games podem melhorar a saúde da terceira idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem foi que disse que jogos online são exclusivos para crianças e adolescentes? Hoje em dia, muitos vovôs e vovós ligados no mundo tecnológico têm trocado os carteados e as palavras cruzadas pelos games virtuais. Essa troca, além de trazer diversão à terceira idade, também oferece alguns benefícios à saúde dos idosos.

Em pesquisa realizada no ano passado pela King’s College, em Londres, constatou-se que os jogos em rede podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais de 50 anos. No estudo, 7 mil voluntários registraram melhorias na suas habilidades cognitivas após participarem de exercícios e brincadeiras pela internet.

idosos jogando jogos online

Jogos virtuais também ajudam no equilíbrio

Uma das principais causas de acidente com idosos, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, são as quedas, normalmente em virtude da falta de estabilização das pernas. E é nos videogames que a terceira idade pode encontrar aliados para evitar fraturas e machucados decorrentes desses tombos.

Na clínica de fisioterapia da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), no interior de São Paulo, foi lançado o projeto Realidade Virtual, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ideia consiste em uma combinação entre programa de exercícios fisioterapêuticos e atividades no Nintendo Wii Fit.

Com essa associação entre o jogo eletrônico e o tratamento convencional, é possível, de acordo com os idealizadores, melhorar o equilíbrio, a flexibilidade muscular, o condicionamento físico e a coordenação dos idosos. O projeto também é utilizado para reabilitação. Por isso, cada série dura 30 minutos para não levar a lesões de esforço repetitivo

Três jogos online para a terceira idade

Para se divertir e desfrutar de outros benefícios à saúde causados pelos jogos online, não é preciso comprar um videogame de última geração com acesso à web. Basta ter um notebook ou um smartphone com conexão razoável e curtir seus games virtuais. Confira três jogos ideais para os vovôs e vovós:

1. Mahjong

Existem vários tipos de jogos online ao estilo Mahjong, mas, via de regra, todos têm o mesmo princípio: eliminar as peças do tabuleiro. Sua dinâmica é parecida com o jogo da memória, mas as faces das peças já estão voltadas para cima. A dificuldade para formar os pares está na sobreposição das figuras.

2. Ancient Jewels

Em Ancient Jewels, seu objetivo é juntar e destruir três ou mais joias da mesma cor. Quanto mais combinações você fizer em menos tempo, mais pontos garante para passar aos próximos níveis. Existem outros jogos online similares a esse; o que muda são os tipos de peças e os mapas que o jogador visita, mas a lógica é sempre a mesma.

3. Caça objetos

Outros tipos de jogos bastante comuns são os chamados caça objetos. Nesses games, você tem acesso a cenas em que é preciso encontrar uma lista de itens escondidos. Para quem gosta de um pouco mais de dificuldade, alguns modelos também estipulam um tempo máximo para completar o desafio e passar para a próxima fase.

Os três jogos ajudam os idosos a a melhorar a capacidade cognitiva, em funções como concentração, agilidade com mudança de tarefas mentais e velocidade em que uma nova informação é processada.

Conhece outros jogos online interessantes para idosos? Deixe um comentário! Você pode ajudar outros leitores do Vivo Mais Saudável.

TAGS
games
concentração
raciocínio
cognição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ