Terceira Idade

28/11/2015 03:02 - Atualizado em 03/12/2016 12:22

Jogging: Idosos também podem fazer um treino de corrida

Atividade contribui para melhora da resistência e até do sistema cognitivo.

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Redação

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Você sabia que a corrida pode ser um exercício bastante benéfico para os idosos? O jogging, modalidade mais lenta da atividade, é uma forma saudável de se movimentar. O exercício contribui na melhora do bem-estar e garante mais saúde ao praticante.

A atividade contribui para a resistência física, refletindo diretamente no desempenho de tarefas do dia a dia. Além disso, ajuda na perda de peso, evitando problemas como obesidade, colesterol alto e diabetes.

idoso praticando jogging

O jogging na terceira idade

Não é preciso grande investimento financeiro para praticar o jogging. Um confortável par de tênis e uma roupa básica já deixam você pronto para desfrutar dos benefícios do exercício.

Mais lenta que a corrida tradicional, essa modalidade exige muita resistência do corpo, já que o ritmo é contínuo. No início até pode faltar fôlego, mas, com a prática, é possível perceber os resultados.

Entre os pontos positivos do jogging, podem-se citar a melhora do condicionamento físico, da coordenação motora e da resistência muscular. Além disso, uma hora de corrida branda elimina de 200 a 400 calorias, contribuindo para quem está querendo ficar de bem com a balança.

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Os inexperientes devem começar devagar, praticando de duas a três vezes por semana. A evolução no tempo e na intensidade do treino deve ser gradual para prevenir lesões e desgastes na musculatura e nas articulações.

infográfico jogging

5 benefícios da atividade

1. Melhora do humor

Ao praticar atividade física, o cérebro libera endorfina, substância responsável por uma sensação de bem-estar. Além disso, diminui os níveis de estresse e de ansiedade, garantindo mais qualidade de vida ao idoso.

2. Sono renovado

O jogging contribui para a qualidade do sono. Pesquisas revelam que praticantes de atividades físicas levam metade do tempo para adormecer, se comparados aos sedentários.

3. Estímulo mental

Engana-se quem acha que as atividades físicas refletem apenas na forma física. Ao longo do tempo, o jogging contribui positivamente para a melhora das funções cognitivas, como memória e raciocínio.

4. Menos doenças

O exercício ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Isso colabora para prevenir diversas doenças, como problemas cardiovasculares e ósseos, inclusive a osteoporose.

5. Emagrecimento

O excesso de peso está associado tanto a complicações de saúde quanto à baixa autoestima. Manter uma vida ativa, por outro lado, contribui para o emagrecimento e a tonificação dos músculos, dando um "up" na confiança do praticante.

Lembre-se de aliar a atividade física a um cardápio saudável e balanceado. Assim, você estará pronto para curtir a melhor idade com um organismo fortalecido e cheio de disposição!

Qual sua opinião sobre o jogging? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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