Terceira Idade

05/08/2015 08:02 - Atualizado em 10/11/2016 02:08

Iyengar yoga: Modalidade é acessível para idosos

Desenvolvido para pessoas com limitações físicas, esse tipo de yoga utiliza aparelhos como almofadas e cadeiras.

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Redação

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Praticar exercícios físicos é essencial em qualquer faixa etária, mas principalmente na terceira idade. Uma alternativa democrática de atividade para os idosos é a Iyengar yoga. A modalidade foi desenvolvida para facilitar a prática da yoga por quem possui limitações físicas.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de yoga Luana de Paula, o método facilita as posições de yoga para todas as pessoas, principalmente as com problemas posturais ou lesões, pois utiliza materiais de apoio como blocos, almofadas, cintos e cadeiras. Saiba mais sobre como surgiu a modalidade e de que maneira ela pode beneficiar os idosos.

iyengar yoga pessoas meditando

Origem e características da Iyengar yoga

De acordo com a Sociedade Brasileira de Iyengar yoga, a modalidade foi desenvolvida pelo mestre Yogacharya Sri B.K.S. Iyengar, nascido em 1918 e falecido recentemente, em agosto de 2014. Desde jovem, ele dedicou sua vida à prática e ao ensino da yoga. O ensino seguido pelo mestre é baseado na prática de asanas, as posturas de yoga, e de pranayama, o controle da respiração.

A técnica é considerada pelos praticantes como um meio para integrar o corpo, a mente e a inteligência. O mestre Iyengar definiu um sistema que faz a yoga acessível a todos. Para isso, introduziu uma série de suportes que facilitam o aprendizado e prática dos exercícios e das posições.

Benefícios da Iyengar yoga na terceira idade

Segundo Luana, os benefícios para o corpo vão desde melhora no equilíbrio até tonificação, força e flexibilidade dos músculos. O diferencial é o auxílio dos apoios durante a montagem das posturas. “Isso facilita muito na organização e no alinhamento, no respeito à individualidade de cada praticante”, ressalta.

Outro benefício ligado à Iyengar yoga é o treinamento da força muscular praticado. Cada postura surte efeitos que ativam as atividades endócrinas do organismo, além de produzir um equilíbrio físico qualitativo, o que previne as quedas frequentes em idosos.

Ainda, a Iyengar yoga também pode reduzir doenças crônicas degenerativas e aprimorar a autonomia funcional e emocional, tornando o idoso mais independente e com maior qualidade de vida. Os exercícios podem desenvolver a profundidade de percepção e a expansão da consciência de todas as partes do corpo.

É importante ressaltar que a prática não deve ser vista como uma opção milagrosa, que prolongue a juventude, afinal o processo de envelhecimento é natural a qualquer um. Entretanto, a Iyengar yoga na terceira idade pode ser uma chave para o autoconhecimento e o autodomínio do organismo.

Além disso, é essencial que o idoso tenha indicação e acompanhamento médico antes de realizar qualquer atividade física. Luana lembra que a prática não possui contraindicações, mas que é necessário cuidar dos limites de qualquer individuo. Assim, é possível praticar yoga em todas as fases da vida.

Achou a modalidade interessante? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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