Terceira Idade

24/10/2014 02:43 - Atualizado em 07/12/2016 11:04

Idosos hipertensos podem se beneficiar de atividades físicas

Idosos hipertensos devem consultar um médico antes de começar a prática de qualquer exercício.

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Redação

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O exercício físico é um dos melhores tratamentos para a hipertensão. E com o devido planejamento e orientação, idosos hipertensos também podem se beneficiar dessa prática para manter a pressão sob controle e viver melhor.

idosos-hipertensos

A hipertensão e a perda de peso

O controle da hipertensão em idosos depende do diagnóstico e da prescrição do médico. Ele pode envolver medicamentos, alimentação e exercícios físicos. Isso porque a pressão arterial também está relacionada à circunferência abdominal e às alterações metabólicas. O indivíduo com sobrepeso que consegue reduzir suas medidas costuma ter uma diminuição em sua pressão arterial. E essa redução de peso deve ser alcançada com a combinação de atividade física e alimentação balanceada.

"O sucesso do tratamento depende fundamentalmente de mudança comportamental e da adesão a um plano alimentar saudável", explica o documento de Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. "Mesmo uma modesta perda do peso corporal está associada a reduções na pressão arterial em pessoas com sobrepeso, mas o alcance das metas deve ser perseguido. A utilização de dietas radicais, como as ricas em carboidratos ou em gorduras, deve ser desencorajada, pois não são sustentáveis a longo prazo e resultam invariavelmente em abandono de tratamento".

Idosos hipertensos podem praticar exercícios físicos?

A prática de exercícios físicos por idosos hipertensos é encorajada por cardiologistas, desde que antes sejam feitos todos os exames necessários para avaliar as condições de cada um. Além dos benefícios para o controle da pressão arterial, as atividades aeróbicas propiciam diversos efeitos positivos em diferentes aspectos da saúde.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, exercícios aeróbios promovem reduções de pressão arterial e são indicados para a prevenção e o tratamento da hipertensão. Assim, para manter uma boa saúde cardiovascular e qualidade de vida, recomenda-se que todo adulto realize, pelo menos cinco vezes por semana, 30 minutos de atividade física moderada de forma contínua ou controlada, desde que em condições de realizá-la.

Por isso, idosos hipertensos devem lembrar, antes de começar qualquer prática de atividade física, de consultar o seu médico, a fim de realizar os exames necessários, e um educador físico, para entender quais são as recomendações para o exercício desejado.

Conheça 4 atividades físicas para idosos hipertensos

A recomendação básica para idosos hipertensos é a prática de exercício físico de longa duração (30 minutos, por exemplo) e intensidade moderada. Não se encaixam, nessa categoria, atividades que exijam explosão muscular e provoquem picos muito acelerados da frequência cardíaca.

Veja quatro sugestões:

idosos-hipertensosCaminhadas

Esse é um dos exercícios mais prazerosos para idosos hipertensos. Você pode se reunir com amigos e passear em lugares agradáveis, em contato com a natureza. Assim, controlar a pressão arterial será mais fácil.

Natação 

A natação é recomendada para idosos, porque não promove impacto às articulações. Essa atividade cardiorrespiratória tem inúmeros benefícios, como a prevenção de doenças cardíacas e o fortalecimento das articulações.

Bicicleta

Andar de bicicleta pelas ruas da cidade ou em uma ciclovia é outra atividade tranquila que pode entrar em sua rotina semanal. Você pode intercalar a bicicleta em um dia com a caminhada em outro.

Dança

A dança é outra atividade aeróbica que promove o bem-estar, reduz o estresse, propicia a interação social e ainda pode ser realizada em parceria com amigos. Além de tudo isso, claro, também colabora para manter a pressão arterial sob controle.

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