Terceira Idade

01/04/2015 10:33 - Atualizado em 07/12/2016 08:34

Idosos devem conhecer a importância da atividade física

Exercícios físicos como natação e pilates ajudam no equilíbrio e aliviam dores da terceira idade.

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Redação

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Com o passar do tempo, é comum que as pessoas deixem de praticar exercícios por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta.

Depois dos 65 anos, tanto os homens quanto as mulheres sofrem alterações no corpo que os deixam mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e mais cansaço. Por isso, a importância da atividade física deve ser levada em consideração.

Escolher o exercício certo para as características da sua idade é uma boa alternativa para realizar atividades físicas, de forma que favoreçam a saúde e a qualidade de vida. Entenda como se exercitar com segurança na terceira idade.

importancia da atividade fisica

Importância da atividade física na terceira idade

Conforme Wellington de Campos Monteiro, educador físico da Academia Fluyr Saudável,
é necessário um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

“Uma das principais causas de acidentes na terceira idade é a queda que, geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos”, alerta.

A importância da atividade física na terceira idade é maior do que os idosos imaginam. Ela contribui no fortalecimento muscular, melhora o equilíbrio, auxilia na manutenção e no aumento da densidade óssea e ajuda no controle do diabetes, de artrites e de doenças cardíacas.

Além disso, o educador físico aponta que as melhorias também são vinculadas à diminuição da depressão e à melhora dos reflexos, da postura, da flexibilidade e da mobilidade.

Exercícios indicados para a terceira idade

Wellington destaca a importância do acompanhamento profissional. O instrutor ajudará na escolha e na realização da atividade.

Os principais exercícios indicados são:

- Musculação: Ajuda no aumento da força e da resistência, diminuindo a pressão sobre as articulações

- Dança: Melhora o equilíbrio e a coordenação motora

- Pilates: Melhora a respiração e a flexibilidade

- Natação: Melhora a respiração e a resistência.

Dicas para se sair bem nas atividades físicas

- Comece devagar, principalmente se você já não pratica exercício físico há muito tempo. Podem ser dois períodos de dez minutos por dia, ou uma aula semanal. Aumente gradativamente

- Não deixe de praticar exercícios de aquecimento e de relaxamento no início e no final de cada atividade

- Mantenha-se hidratado durante qualquer atividade física

- Vista roupas largas e confortáveis, que facilitem os movimentos

- Utilize calçados apropriados ao tipo de atividade que vai ser praticada

- Pratique exercício físico ao ar livre sempre que possível, evitando as horas de maior calor e frio

- Se você sentir tonturas, falta de ar, náuseas, dor, suores frios ou desconforto, pare imediatamente

- Se você estiver doente, com tosse ou febre, deve adiar as atividades para quando ficar completamente recuperado

- Depois de uma doença ou lesão, você deve recomeçar o seu plano de exercício físico do início e não retomar do ponto em que estava antes da pausa.

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equilíbrio
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