Terceira Idade

19/12/2014 07:13 - Atualizado em 08/12/2016 06:20

Hidroterapia proporciona qualidade de vida ao idoso

Sem prejudicar as articulações, hidroterapia é opção de exercício físico na terceira idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o passar dos anos o corpo humano vai ficando mais debilitado. Os músculos já não têm a mesma força, os ossos já não são mais tão resistentes e as articulações estão fragilizadas. É para resolver esses problemas que existe a hidroterapia, tipo de exercício que alia os movimentos feitos na fisioterapia com a redução de impacto propiciada pela água.

O que é hidroterapia

As atividades da hidroterapia são realizadas em uma grande piscina, com água aquecida em torno de 34º. Essa prática também é conhecida como aquaterapia ou fisioterapia aquática, já que é a união de alguns princípios da filosofia com os benefícios trazidos pela água aquecida. A temperatura da água faz com que o corpo relaxe, o que já ajuda muito na conquista de resultados.

hidroterapia

Esse tipo de exercício é muito indicado para casos de artrite, que é a inflamação das articulações. Pessoas que possuem artrite possuem uma grande dificuldade para realizar movimentos, mesmo os mais simples, como segurar uma colher ou um garfo. A sensação é muito dolorosa e, por isso, quem sofre com o problema acaba adotando uma rotina de vida mais sedentária.

O que essas pessoas não sabem é que, quanto mais paradas ficam, pior será o seu problema. Mesmo que você sinta dor nas articulações ao realizar o movimento, é preferível, se o seu médico permitir, manter o trabalho do que ficar completamente parado. Quando paramos, nossos músculos e articulações podem atrofiar, causando uma dor ainda maior e dificultando o retorno dos movimentos mais tarde.

A hidroterapia é a forma encontrada pela maior parte dos médicos para que seus pacientes não deixem de movimentar seu corpo, mas sem sentir tanta dor. Ela pode ser feita em sessões particulares ou em grupos, dependendo dos casos das pessoas a serem atendidas e da demanda de atenção que cada uma delas possui. Pessoas com muita atrofia precisam de atenção completamente voltada para si.

A hidroterapia para os idosos

Mais do que uma forma de cura para qualquer problema, a hidroterapia é um método encontrado pelos fisioterapeutas para promover a qualidade de vida das pessoas e, assim, aumentar a longevidade das pessoas. Ela é indicada para os idosos por proteger as partes mais frágeis do corpo nessa idade, enquanto movimenta outras que já estão mais debilitadas.

A amplitude de movimento dos idosos é muito pequena e esse é um dos pontos que a hidroterapia ajuda a melhorar. Isso porque o relaxamento que a água causa nos músculos faz com que eles possam ser alongados e trabalhados com mais facilidade. A pressão arterial, que costuma subir na terceira idade, também possui uma significativa melhora, já que a água diminui a pressão do sangue nos vasos.

Com a evolução de cada paciente dentro de suas limitações, os exercícios de fisioterapia aquática também começam a evoluir, podendo tornar-se um método para praticar exercícios aeróbicos e para reforçar a musculatura corporal como um todo. Além de tudo, a água ainda causa bem-estar, revigora e até mesmo rejuvenesce.

E você, já pensou em praticar a hidroterapia? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
piscina
exercícios físicos
terceira idade
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ