Terceira Idade

28/10/2014 07:30 - Atualizado em 01/12/2016 12:32

Fique por dentro dos benefícios da yoga para terceira idade

Yoga para terceira idade traz estímulos sociais e ganhos cardiorrespiratórios.

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Redação

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Não há como evitar: a passagem dos anos promove alterações na estrutura física e cognitiva do corpo humano. A fragilidade do organismo favorece o surgimento de doenças, o que exige mais atenção aos métodos de prevenção.

Entre as principais medidas para manter a qualidade de vida, está a prática de esportes. Ultimamente, no entanto, outras opções tem se popularizado, como a yoga para terceira idade. Sem exigir grandes aparatos ou estruturas poliesportivas, a técnica traz benefícios ao corpo, à mente e ao espírito.

Manter-se na ativa é essencial para a terceira idade

Ao fortalecer o organismo e combater o sedentarismo, um das principais causas de doenças na terceira idade, como a hipertensão, a obesidade, a osteoporose e a depressão, a prática de exercícios físicos também contribui de forma positiva para a vida social do idoso, afetando aspectos como auto-estima, confiança e bem-estar.

Além disso, é especialmente importante estar atento à fragilidade das estruturas ósseas e musculares porque ela aumenta de forma significativa o risco de quedas, uma das principais causas de fraturas e posterior dependência entre os idosos.

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Benefícios da yoga para terceira idade

A yoga é uma técnica muito antiga originada na Índia, cujo objetivo consiste em atingir o estado de hiperconsciência. Existem mais de cem modalidades de yoga, originadas por diferentes interpretações da filosofia, mas, basicamente, os métodos procuram integrar a alma, o mundo exterior e o Universo por meio de exercícios físicos harmoniosos.

Entre os principais benefícios da yoga para terceira idade, pode-se elencar:

- Melhora consideravelmente a flexibilidade, a postura e o equilíbrio.

- Diminui problemas de estresse, insônia e depressão.

- Melhora a qualidade de vida, promovendo o auto-conhecimento, o equilíbrio emocional, o bem-estar e a paz interior.

- Estimula a circulação sanguínea.

- Promove benefícios ao sistema cardiorrespiratório.

- Diminui dores nas costas e na lombar.

- Fortalece os grupos musculares e o organismo como um todo, tendo a saúde como foco.

- Aprimora as capacidades cognitivas, como a concentração e a memória.

Embora os benefícios da yoga para terceira idade incluam aspectos espirituais, é importante não confundir a prática com ideais religiosos. A yoga trabalha a personalidade individual com o mundo exterior, por meio de princípios que se adaptam de forma diferente a cada um dos praticantes.

Interação social na prática da yoga para terceira idade

O estímulo ao convívio social é fundamental nessa época da vida, pois a solidão está entre as principais causas de depressão. Quando o idoso fica muito tempo sozinho em casa, pode sentir-se abandonado ou desamparado, sem objetivos a perseguir. Assim, práticas que promovam a interação social devem ser estimuladas.

Além da yoga, há outros esportes e exercícios à disposição de quem procura manter-se na ativa. Entre as principais, é possível citar:

- Hidroginástica.

- Caminhada.

- Natação.

- Ciclismo.

- Dança de salão.

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