Terceira Idade

08/09/2015 07:48 - Atualizado em 05/12/2016 08:26

Exercícios para as pernas garantem a independência do idoso

Durante a terceira idade, a prática de exercícios é ainda mais importante para manter a saúde física e mental.

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Redação

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Com o processo de envelhecimento, o corpo sofre uma perda natural de massa muscular e de densidade óssea, causando uma limitação nas articulações. Com isso, a mobilidade fica cada vez mais prejudicada e dificulta até mesmo a realização de atividades do dia a dia. Uma das principais maneiras de manter a saúde e retardar os efeitos da velhice é praticar exercícios para as pernas.

A prática regular de atividades na terceira idade garante não só a melhora da saúde física, mas também traz benefícios para a parte mental e emocional. Os idosos conquistam mais qualidade de vida e diminuem os riscos de desenvolver doenças comuns nessa fase.

Importância da atividade física para os idosos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 60 anos ou mais representam 8,6% da população do país. Entre as décadas de 1990 e 2000, o número de indivíduos da terceira idade no Brasil cresceu 17%, e a estimativa é de que esse índice continue crescendo nos próximos anos.

idosos fazendo exercicios para as pernas

A expectativa de vida também subiu - para 74,9 anos, em 2013 -, crescendo mais de três anos na última década, conforme dados do IBGE. Para que a população envelheça com saúde, é preciso adotar hábitos saudáveis na alimentação e também na prática de atividades físicas.

Exercícios para as pernas, por exemplo, devem ser realizados todos os dias, pois ajudam a manter a mobilidade das articulações. Esse é um dos fatores mais importantes, pois ajuda a diminuir os riscos de queda, considerada a principal causa de invalidez na terceira idade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), de São Paulo, com dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), os idosos praticantes de exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico que os sedentários.

No estudo, foram analisados pacientes com idade média de 79 anos durante um ano. O grupo de 48 idosos que praticavam exercícios reduziu em 35% a procura de atendimento, em relação a 44 pacientes sedentários.

Além de prevenir desde infecções simples até o desenvolvimento de doenças crônicas, a prática de exercícios para as pernas recupera e fortalece a massa muscular, melhora a flexibilidade, aumenta a coordenação motora e ainda traz bem-estar e previne quadros de depressão, comuns na terceira idade.

Melhores exercícios para as pernas

Entre os principais exercícios para as pernas está a caminhada. Além de ser simples e fácil, caminhar é a base para fortalecer os músculos e articulações para, então, praticar outras atividades. É indicado fazer as caminhas em terrenos planos e ao ar livre para aproveitar também o contato com a natureza.

A hidroginástica e a natação são muito indicadas, pois são mais seguras e não possuem impacto, diminuindo os risos de lesões. Outros exercícios para as pernas são alongamento, bicicleta, musculação, yoga e pilates.

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Todas essas opções ajudam a melhorar a saúde dos idosos, mas, para isso, antes de começar, é preciso passar por uma avaliação médica. Assim, é possível escolher a melhor atividade para cada caso, identificando as limitações e as características individuais que devem ser respeitadas na hora da prática.

O que você faz para se manter ativo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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