Terceira Idade

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 02:19

Exercícios com bola são ótimos para o equilíbrio do idoso. Veja opções

Exercícios com bola devem ser personalizados de acordo com as limitações de cada um.

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Redação

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Você sabia que exercícios com bola podem ser uma excelente alternativa de exercício físico para idosos? Esse tipo de atividade aumenta o tônus muscular, o equilíbrio e ainda previne lesões na terceira idade.

Exercícios com bola para idosos

Foto: Shutterstock

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Os exercícios com bola aliados a uma boa nutrição podem a aumentar a longevidade do idoso e tornar sua vida mais saudável e divertida. Para todos eles, porém, é necessária uma avaliação física adequada e a supervisão de um educador físico, pois, com a idade avançada, ossos e articulações são mais frágeis e merecem grande atenção.

Há uma infinidade de exercícios com bola. Inclusive, para mais de um tipo de bola. Para os idosos, duas das bolas mais comuns são aquela inflada, grande, de borracha; e a menorzinha, de espuma.

A primeira pode ser usada em indivíduos que ainda têm alguma mobilidade e não sofrem de grandes problemas articulares. Já a segunda é ideal para quem já não possui grande capacidade de movimentação e esforço físico, pois pode ser feita com o idoso sentado em uma cadeira.

Exercícios com bola grande de borracha

Os exercícios com bola devem ser personalizados de acordo com as limitações físicas de cada pessoa. Confira algumas opções comuns:

Adução com bola

Em pé na frente da bola, use a perna direita para movimentá-la lentamente. Depois use a esquerda, sempre respeitando os limites.

Agachamento com bola

Neste exercício, você deve se agachar com as costas pressionadas na bola, que desliza pela parede. Os joelhos formam um ângulo de 90 graus.

Abdominal com pernas elevadas

De costas no chão, faça abdominais com as panturrilhas sobre a bola.

Abdominal sobre a bola

Recoste-se com a parte lombar sobre a bola e faça os movimentos abdominais. É recomendada alguma familiaridade com a bola antes de tentar este exercício. E lembre-se de não se esforçar em demasia nem tentar ir contra os próprios limites. Este exercício exige (e treina) o equilíbiro.

Exercícios com bola de espuma

Os movimentos a seguir devem ser realizados com o idoso sentado em uma cadeira sem braços, estável e ereto:

Atirando a bola para cima

Este pode ser o primeiro exercício com a bolinha de espuma. Nele, o idoso deve atirar a bola para cima e agarrá-la com a mesma mão. Deve-se repetirar o processo de cinco a oito vezes. Em seguida, o lançamento da bola deve ocorrer com uma mão para que a captura ocorra com a outra. 

Rolamento de bola pela perna

Este é outro exercício que ele poderá fazer sentado, de preferência em uma cadeira sem braços. Peça para que o idoso role a bolinha de espuma com a mão pela perna até encontrar seu limite. Depois é hora de rolar a bola de volta pela mesma perna. Este exercício pode ser feito de cinco a oito vezes em cada uma das pernas.

Estensão de braços

Neste exercício, o idoso também pode estar sentado em uma cadeira. Pela para que ele segure a bolinha com ambas as mãos. Primeiro, ele deve esticar os braços ao máximo para cima. Depois na diagonal para a esquerda, e então na diagonal para a direita.

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